Publicado em: 09/06/2014 às 15:00hs
Além de compartilhar ações e experiências que tem sido desenvolvidas pela Dow AgroSciences para promover a sustentabilidade na pecuária, o informativo Pasto Livre – desenvolvido pela companhia para clientes e distribuidores do setor – ganhou uma edição especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A edição sobre Pecuária Sustentável destaca a discussão acerca de aspectos socioeconômicos da sustentabilidade.
“Com os ganhos de produtividade da pecuária brasileira nas últimas décadas, a dimensão ambiental da sustentabilidade foi beneficiada e, consequentemente, a economia e os aspectos sociais do tema também foram impactados”, explica Roberto Risolia, líder de Sustentabilidade da Linha Pastagem da Dow AgroSciences.
Para auxiliar na difusão da aplicação dos conceitos, o Pasto Livre especial traz artigo de Geraldo B. Martha Júnior, Coordenador-geral do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa). Segundo o especialista, os progressos tecnológicos nas últimas décadas resultaram em grandes avanços na produtividade, que permitiram que uma área imensa de terra fosse poupada do cultivo - o chamado efeito poupa-terra, peça chave para o sucesso da agropecuária brasileira. “As mudanças no setor, ao determinarem que a oferta de carne no país aumentasse a taxas mais elevadas do que a demanda, ainda possibilitaram uma forte redução dos preços reais da carne bovina ao consumidor”, afirma.
Além disso, cerca de 90% da carne bovina consumida no país advém de rebanhos mantidos exclusivamente em pastagens. Isso significa que a sustentabilidade na pecuária passa, necessariamente, pela produção sustentável em sistemas pastoris. “Se por um lado investir no componente animal é indispensável para assegurar a rentabilidade do negócio, por outro, investir unicamente nesse componente e esquecer o pasto não permite ganhos expressivos de médio/longo prazo ao sistema de produção”, conclui Geraldo.
Linha Pastagem
Presente há mais de 50 anos no mercado de pastagens no Brasil e líder no segmento de herbicidas, a Dow AgroSciences oferece ao pecuarista mais do que um portifólio completo de produtos. A empresa desenvolveu uma plataforma de soluções para o negócio que conta com tecnologia e serviços personalizados, que contribuem para o aumento da produtividade na pecuária.
Tendo como meta a sustentabilidade no modelo de produção e observando todas as etapas da cadeia, que passa pela excelência de seus produtos e a contribuição para um desenvolvimento contínuo do setor, a linha de Pastagens da Dow AgroSciences desenvolveu o projeto Pecuária Sustentável.
Fonte: Dow AgroSciences
◄ Leia outras notícias