Meio Ambiente

GHG Protocol confere qualificação Ouro ao Grupo Marfrig pelo segundo ano consecutivo

Empresa reduziu em 9% a emissão de gases de efeito estufa por tonelada de produto em 2012 em relação a 2010, início da medição


Publicado em: 09/09/2013 às 07:10hs

GHG Protocol confere qualificação Ouro ao Grupo Marfrig pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Marfrig recebeu o selo Ouro  do  Programa  Brasileiro  GHG  Protocol,  referente  ao  relatório  de  emissões  de  Gases  de  Efeito Estufa (GEE) de 2012. O reconhecimento é conferido a companhias que, além de contabilizar todas as emissões em seu inventário, submetem-no à verificação de auditoria independente.  

No ano passado, o Grupo Marfrig emitiu 1,18 milhão de toneladas de CO2 nos escopos 1 e 2 (fontes de emissão  sob  controle  da  empresa),  que  representam  uma  redução  de  9%  por  tonelada  de  produto

fabricado e uma diminuição absoluta de 12% em relação às 1,34 milhão de toneladas registradas em 2010, primeiro ano da medição. A redução se deu através de melhorias em diversas frentes, como a

substituição  de  caldeiras  alimentadas  por  combustíveis  fósseis  por  equipamentos  abastecidos  com biomassa.  

O esforço da empresa para utilizar fontes de energia renováveis, como madeira de reflorestamento, resultou  numa  emissão  neutra  de  698  mil  toneladas  de  GEE.  Com  o  aumento  da  área  de  florestas plantadas, a empresa também removeu o equivalente a 29,6 mil toneladas de gases.

A meta do Grupo Marfrig é diminuir em 30% a quantidade relativa (por tonelada de produto) de gases de  efeito  estufa  emitidos  até  2020.  “Vamos continuar investindo em melhorias nos processos produtivos, substituindo fontes de energia fóssil por biomassa e ampliar a área de florestas próprias que, além de neutralizar nossas emissões, fornecerá madeira de reflorestamento para as operações”, destaca Clever Pirola Ávila, diretor de Tecnologia & Desenvolvimento Sustentável.  

Histórico  - Desde  2010,  o  Grupo  Marfrig  realiza  inventários  anuais  de  GEE  nos  escopos  1  (correspondente  a emissões diretas dos processos próprios) e 2 (referente a emissões indiretas de energia adquirida). Em 2011,  passou  a  contabilizar  também  o  escopo  3,  que  inclui  as  fontes  de  emissões  fora  do  controle direto da Companhia.  O processo de construção do documento teve a duração de aproximadamente sete meses e envolveu mais de 90 profissionais de todos os segmentos de negócios do Grupo, em nível global.  O  inventário  foi  auditado  pela  SGS  -  Société  Générale  de  Surveillance,  líder  global  de  serviços  de inspeção, verificação, teste e certificação de processos.  

Sobre o GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008, conta com 106 empresas participantes e tem por  objetivo  estimular  a  cultura  corporativa  para  a  elaboração  e  publicação  de  inventários  de  GEE, proporcionando acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional.

Sua  metodologia  está  baseada  no  GHG  Protocol,  ferramenta  utilizada  para  entender,  quantificar  e gerenciar  emissões  de  GEE  que  foi  originalmente  desenvolvida  nos  Estados  Unidos,  em  1998,  pelo World Resources Institute (WRI). Hoje é a metodologia mais usada mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. É também compatível com a norma ISO 14.064 e com as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Fonte: TEXTO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÕES

◄ Leia outras notícias