Publicado em: 14/03/2014 às 16:00hs
Neste ano, a parceria entre a Cotrijal e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Senar/RS) trouxe para a Expodireto um trabalho de esclarecimento sobre o novo Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A programação envolve palestras informativas, exposição e teatro que acontece no cinco dias da feira. Os instrutores do Senar apresentam os detalhes do novo código e de como vai funcionar o cadastro, além de esclarecer as dúvidas dos produtores rurais.
De acordo com o instrutor do Senar, Cristiano Gotuzzo, o objetivo do CAR é o governo conhecer a área rural e saber quais as áreas produtivas e de preservação. “Infelizmente, nem os municípios, nem os estados e nem o Brasil sabem a proporção de área produtiva que existe”.
Apesar de ainda não haver um prazo para se iniciar o cadastro, pois falta a regulamentação do governo federal, é importante o produtor manter-se informado sobre a nova legislação e o funcionamento do sistema. O cadastramento deverá ser feito através do site www.car.gov.br.
O que é o CAR?
O Cadastramento Ambiental Rural – é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses de rurais, compondo bases de dados para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate de desmatamento.
Vantagens do CAR para os produtores: comprovar regularidade ambiental; segurança jurídica; suspensões de sanções; acesso a crédito; acesso aos programas de regularização ambiental; planejamento do imóvel rural; possibilitar certificações de mercado.
Vantagens do CAR para o governo: distinguir entre o desmatamento legal e ilegal; facilitar monitoramento e combate de desmatamento; apoiar o licenciamento; instrumento para o desenvolvimento de políticas; melhorar a gestão ambiental no âmbito rural.
Fonte: Imprensa Cotrijal
◄ Leia outras notícias