Meio Ambiente

Concluída a etapa de caracterização de solo e vegetação no Pantanal

Durante oito dias, pesquisadores e técnicos das Embrapas Florestas e Pantanal, realizaram pesquisas diagnósticas de caracterização de solos e vegetação na propriedade referência do Pantanal – fazenda Nhumirim, pertencente à Embrapa Pantanal


Publicado em: 26/11/2013 às 15:30hs

Concluída a etapa de caracterização de solo e vegetação no Pantanal

Os estudos foram conduzidos dos centros das baías, secas nesta época do ano e ocupadas por vegetação herbácea, até as partes mais altas das cordilheiras, onde predomina o componente arbóreo.

Estas pesquisas têm por finalidade promover um melhor conhecimento sobre a dinâmica interativa dos solos e as respectivas formações vegetais, englobando o componente geomorfológico e hidrológico.

Com os resultados obtidos e o conhecimento atual, serão estabelecidas formas para utilização de árvores na propriedade rural pantaneira de maneira mais criteriosa, tanto em sistemas de produção como de preservação. Será possível apontar os lugares mais adequados de cada espécie arbórea dentro dos sistemas de produção e preservação, atendendo as necessidades dos produtores locais.

Os resultados do projeto também poderão contribuir para subsidiar a legislação ambiental brasileira, gerando novos conhecimentos para o pagamento de serviços ambientais, mais condizentes com as características de paisagem do bioma Pantanal.

Sobre o projeto Biomas

O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Digital do Sistema CNA/SENAR

◄ Leia outras notícias