Meio Ambiente

Cipem distribui mudas e planta pensamento sustentável em jovens estudantes

Garantir um futuro com mais sustentabilidade sensibilizando os jovens acerca da importância de fazer crescer a economia do território onde vivem sem agredir a natureza


Publicado em: 09/06/2014 às 08:20hs

Cipem distribui mudas e planta pensamento sustentável em jovens estudantes

Essa é a intenção da ação de distribuição de mudas de árvores nativas organizada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), ocorrida ontem (Dia Internacional do Meio Ambiente) e que já vem se tornando tradição sendo este o segundo ano consecutivo. A ação aconteceu ontem, no âmbito, do Colégio São Gonçalo e do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).

No São Gonçalo foram distribuídas 200 mudas de árvores e outras 100 entregues a alunos do IFMT. No primeiro local, além de mudas foi montada a exposição fotográfica ‘Passo a Passo do Manejo Florestal’, feita pelo profissional Ednilson Aguiar. Dessa forma, a ideia de que o segmento florestal atuante no Estado é na verdade ‘guardião da floresta’ e não devastador, uma vez que atua com uma atividade organizada e dentro dos preceitos legais para garantir a manutenção da atividade para o futuro. As espécies distribuídas foram: ipê amarelo, roxo, rosa e de tarumã, todas doadas pela Ong Instituto Ação Verde.

Para a professora do quarto ano do Ensino Fundamental do Colégio São Gonçalo, Ângela Tamborelli, a distribuição das árvores pelo Cipem contribuiu para que a escola desenvolvesse o projeto “Sustentabilidade”, iniciado em 2013. “No ano passado, focamos na reciclagem e neste ano quisemos falar sobre preservação e conservação florestal. Por isso elegemos o tema ‘Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças’”. O assunto despertou a curiosidade das crianças, principalmente com a exposição “Passo a passo do manejo florestal”. “Muitas delas nunca tinham ouvido falar em manejo florestal”, destacou.

Vários jovens deixaram a escola com as mudas já sabendo onde poderiam plantá-las, a exemplo de Letícia Aparecida de Andrade Penha, de 9 anos. “Eu gostei de receber a muda de ipê e vou plantar onde minha avó mora”. Decisão semelhante foi tomada por Arthur Diniz Franco Dalia, 9 anos. “Vou plantar no jardim da casa do meu avô, por que moro em apartamento”.

Conforme observou a superintendente de Desenvolvimento do Cipem, Sílvia Regina Fernandes, é importante explicar para crianças e jovens como funciona a atividade florestal. “Alguns municípios de Mato Grosso ainda dependem exclusivamente dessa atividade econômica e o manejo florestal é uma prática sustentável, que garante o futuro da floresta”.

Com a oportunidade de sensibilizar para a preservação ambiental ampliando a compreensão de que a atividade de manejo florestal é importante não só para a geração de emprego e renda em Mato Grosso mas também para a preservação de mais de 3 milhões de hectares de florestas através do manejo é que o Cipem sempre faz questão de programar e realizar essas ações, como acontecerá no Dia da Árvore (21 de setembro) e em todos os eventos e públicos que querem saber mais como se dá essa atuação.

Fonte: Assessoria Cipem

◄ Leia outras notícias