Publicado em: 04/07/2014 às 08:30hs
Estiveram presentes os líderes Flavio Lourenço Bortoletto e Welison Freitas; os jovens Wesley Jose Bello Lascoski e Shara de Fatima Lascoski Pianaro; os colaboradores da Bom Jesus Chrystian Antonio Lascoski Pianaro e Emerson Luiz Tulio; e Tiago Lara, da Engegreen, empresa parceira e responsável técnica das recuperações das nascentes.
Vertentes - Numa manhã fria e com previsão de chuva, os trabalhos foram iniciados por volta das 9h30 com a divisão de tarefas e as primeiras movimentações. Foi constatada, em primeira instância, que a propriedade tinha duas nascentes e foi escolhida apenas uma para a recuperação. Justamente na escolhida, com o andamento do processo, constatou-se que havia mais duas vertentes, conforme análise de Tiago Lara. Outro fato interessante foi a diversidade de mata nativa do local. Como no processo de recuperação é necessário plantar algumas mudas de mata nativa, neste caso em especial não foi preciso plantar tantas mudas. Cerca de 200 mudas estavam programadas e pouco mais de 50 foram plantadas.
Vazão - Os trabalhos não demoraram e, por volta das 13h, o resultado do esforço foi recompensado com a vazão da nascente: mais de 17 mil litros por dia. Um número expressivo, porém, de fácil explicação. Segundo Tiago Lara o desnível do terreno possibilita para tal vazão, pois a laje foi encontrada em diagonal, não plana no terreno, como é normal.
Próximas - As próximas nascentes já estão sendo encaminhadas e as possíveis cidades serão Irati e Lapa. Para mais informações entre em contato com o entreposto mais próximo, pelo e-mail comunicacao@bj.coop.br ou pelo facebook.com/bjovem.bj.
Fonte: Imprensa Bom Jesus
◄ Leia outras notícias