Meio Ambiente

AGRÁRIA: Projetos de cunho ambiental são apresentados em parceria com a Basf

A preocupação socioambiental e a parceria entre a Agrária e a empresa Basf geraram dois frutos, apresentados nesta terça-feira (02/09)


Publicado em: 05/09/2014 às 12:40hs

AGRÁRIA: Projetos de cunho ambiental são apresentados em parceria com a Basf

A preocupação socioambiental e a parceria entre a Agrária e a empresa Basf geraram dois frutos, apresentados nesta terça-feira (02/09), aos respectivos públicos-alvo, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Tanto a entrega da tradução do Atlas Ambiental de Guarapuava para o alemão quanto a inauguração das novas instalações da central de reciclagem se destinam aos cooperados e à comunidade como um todo.

Comprometimento- A primeira versão em outra língua do Projeto Educacional Atlas Ambiental Mata Viva®, de iniciativa da Basf e implementada pela Fundação Espaço ECO®, em parceria com a Agrária, é sinônimo de comprometimento da cooperativa com a preservação da cultura suábia, de origem alemã. O vice-presidente Sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina, Eduardo Leduc, ao lado do diretor presidente da Agrária, Jorge Karl, realizaram a entrega simbólica de um exemplar ao cooperado Edmund Gumpl. “Considerei algo extremamente interessante, por se tratar da nossa própria realidade. Sentimo-nos parte disso”, avaliou Gumpl. “É um material, ao qual os nossos pais e nós mesmos não tivemos acesso e com o qual podemos seguir nos informando”, acrescentou.

Apoio - Segundo Leduc, o objetivo do Atlas em alemão tinha, entre os principais objetivos, apoiar a preservação da cultura dos cooperados. “A parceria que temos com a Agrária é embasada em valores e princípios. E isso gera frutos. O Atlas Ambiental é uma iniciativa conjunta de educação com ênfase na sustentabilidade”, analisou o executivo.

Exemplares - Ao todo, foram confeccionados 500 exemplares do material didático em alemão, que serão entregues aos cooperados e também ao Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, mantido pela Agrária. O material é composto por textos, infográficos e imagens de satélite, que retratam a história, geografia, economia e temas socioambientais de Guarapuava. Em 2013, cerca de 6.000 unidades do Atlas Ambiental, em português, já haviam sido entregues oficialmente a alunos e professores da rede municipal de ensino, em uma iniciativa conjunta da Agrária, Basf e o Governo Municipal.

Instalações de Reciclagem - No início da tarde, a partir das 14h, o segundo projeto da parceria foi inaugurado na Colônia Vitória, em Entre Rios. As novas instalações da central de reciclagem foram entregues à Cooperativa Reciclasol - antiga Associação dos Catadores de Guarapuava -, na presença de autoridades locais, como o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, cuja administração é parceira da Agrária pelo programa “Jogue Certo”.

Importante ação - “É uma importante ação socioambiental. As empresas Basf e Agrária, apoiadas pela prefeitura, são apenas os facilitadores desse processo. Colocar o barracão em pé é fácil, o objetivo é gerar o resultado de ter menos material lançado no meio ambiente. Esse papel será desempenhado pela Cooperativa Reciclasol, que acaba por fazer o projeto funcionar”, avaliou Jorge Karl.

Seriedade - O prefeito Cesar Filho enalteceu a seriedade da Agrária e da Basf em discurso aos presentes. “Só tenho que agradecer a parceria. Particularmente tenho um grande orgulho de ser do município sede da Cooperativa Agrária, que contribui muito para a nossa cidade. E a Basf, uma multinacional respeitada, sempre procurou se destacar pela eficiência e a preocupação com a questão ambiental”, destacou o prefeito.

Descerramento - O descerramento da placa e a entrega oficial da chave tiveram a participação do presidente da Agrária, Jorge Karl, o vice-presidente da Basf, Eduardo Leduc, o prefeito Cesar Filho e a presidente da Cooperativa Reciclasol, Marcia Kulka. “A Agrária e a Basf sempre foram parceiros e colaboraram com os coletores, com a antiga associação e, agora, com a cooperativa. Essa estrutura vai melhorar e muito a qualidade de trabalho dos operadores”, avaliou Marcia Kulka.

 

Fonte: Imprensa Agrária

◄ Leia outras notícias