Setor Sucroalcooleiro

Produção de açúcar na Índia deve atingir 30 milhões de toneladas na safra 2025/26

Alta na oferta do país asiático, aliada à manutenção dos volumes do Brasil, contribui para projeção de superávit global; demanda, porém, cresce em ritmo mais lento


Publicado em: 01/08/2025 às 11:45hs

Produção de açúcar na Índia deve atingir 30 milhões de toneladas na safra 2025/26
Produção indiana deve crescer significativamente

A produção líquida de açúcar da Índia deve alcançar 30 milhões de toneladas na safra 2025/26, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (31) por Gautam Goel, presidente da Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (Isma). O volume representa um aumento expressivo em relação às 26,1 milhões de toneladas produzidas no ciclo anterior.

StoneX prevê superávit global, mas menor do que o esperado

A consultoria financeira StoneX também atualizou suas projeções para o mercado global de açúcar. De acordo com relatório recente, o superávit para a safra 2025/26 foi revisado para 3,04 milhões de toneladas, cerca de 700 mil toneladas abaixo da estimativa divulgada em maio.

Marcelo Di Bonifácio, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, destacou que a produção global deve alcançar 197,7 milhões de toneladas no período, com alta anual de 5%. O crescimento será puxado principalmente pela elevação da oferta na Índia e na Tailândia, além da manutenção de volumes elevados provenientes do Brasil.

Demanda global apresenta ritmo mais lento de crescimento

Apesar do aumento na produção, a demanda mundial por açúcar segue em ritmo mais moderado. Segundo a StoneX, nos últimos cinco anos, o crescimento médio do consumo global foi de apenas 0,7% ao ano. Esse cenário reflete uma redução no consumo por parte da população da Europa e dos Estados Unidos, além de estabilidade em mercados relevantes como o Brasil.

Com isso, a consultoria ajustou suas projeções de consumo: houve um corte de aproximadamente 200 mil toneladas na expectativa para 2024/25 e de mais de 400 mil toneladas para 2025/26. Ainda assim, a demanda total estimada para 2025/26 é de 194,7 milhões de toneladas (valor bruto), o que representa uma alta anual de 0,7%.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias