Setor Sucroalcooleiro

Produção de açúcar deverá aumentar 7,7% no ano, aponta S&P Global Commodity Insights

Estimativas dos analistas sugerem produção de açúcar na primeira quinzena de junho de 2,40 milhões de toneladas no Centro-Sul do Brasil; Analistas veem ATR em 133,6 kg/mt; Mistura de Açúcar Provavel em 44,6%


Publicado em: 24/06/2022 às 18:40hs

Produção de açúcar deverá aumentar 7,7% no ano, aponta S&P Global Commodity Insights

Pesquisa de analistas da Platts (temporada 2022-23):

  • Moagem de cana: 42,18 milhões de toneladas métricas (mt)
  • Açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar (ATR): 133,6 quilogramas por tonelada métrica (kg/mt)
  • Produção de açúcar: 2,40 milhões de toneladas métricas (mt)
  • Produção total de etanol: 1.954,0 milhões de litros (ltrs)
  • Mistura de açúcar: 44.6%
  • Mistura de etanol: 55,4%
  • Dias perdidos para chuva: 0,8 dias

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve totalizar 2,4 milhões de toneladas na primeira quinzena de junho, um aumento de 7,7% no ano, segundo pesquisa da S&P Global Commodity Insights divulgada hoje, 23 de junho. Para doze analistas consultados, a estimativa de moagem da cana variou de 39,4 milhões de toneladas a 45 milhões de toneladas. A estimativa média era de uma moagem total de cana de 42,2 milhões de toneladas, um aumento de 15,6% no ano. O clima no Centro-Sul foi favorável para a moagem durante a primeira quinzena de junho, com menos de um dia esperado para chuva e cerca de 250-255 usinas ativas em 16 de junho.

"Embora haja uma vasta gama de estimativas para a moagem da cana na primeira quinzena de junho, existe ainda um amplo consenso, com a mistura de produção esperada ainda a favor da produção de etanol em relação ao ano passado", de acordo com a S&P Global. "Além disso, espera-se que os números da produção com relação a primeira quinzena de junho sejam superiores aos do ano passado, devido às fortes chuvas durante a primeira quinzena de junho de 2021, no Sudeste, que tinham feito com que as fábricas fechassem a produção durante alguns dias".

A proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deverá ser de 44,6%, abaixo dos 46,2% no ano anterior. Os produtores brasileiros aproveitaram a recente alta no preço do etanol durante os estágios iniciais da safra, mas as expectativas de longo prazo são de que as usinas maximizem sua produção de açúcar durante a segunda metade da safra.

comecem a transferir mais da sua moagem de cana para a produção de açúcar.

A Platts avaliou que o etanol hidratado ex-mill Ribeirão Preto convertido em equivalente de açúcar bruto equivalente de açúcar bruto ex-CBIOs estava em 17,57 centavos/lb em 22 de junho, de acordo com dados da S&P Global. O contrato futuro de açúcar de julho NY11 fechou em 22 de junho a 18,45 cents/lb, um prêmio de 0,88 cent/lb para o preço do etanol hidratado expresso em equivalente de açúcar bruto ex-CBIOs.

A produção total de etanol de cana de açúcar deverá ser de 1,95 mil toneladas, o que representa um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior. A expectativa de produção de etanol hidratado era de de 1,24 mil toneladas, de acordo com a média das respostas dos analistas à pesquisa. Isto representaria um aumento de 23,8% no ano. A produção de etanol anidro na primeira quinzena de junho era de 710 milhões de litros, 0,1% inferior ao ano anterior, segundo o levantamento.

Espera-se que a associação industrial UNICA divulgue os seus números oficiais de produção no início da próxima semana.

Fonte: Edelman

◄ Leia outras notícias