Setor Sucroalcooleiro

Oferta de Açúcar Refinado Americano Permanece apertado

Os mercados de açúcar estiveram quietos na semana passada, mas o setor não ficou sem grandes novidades. A oferta de açúcar refinado estava apertada e os preços mantiveram-se inalterados com um tom firme


Publicado em: 09/12/2022 às 19:40hs

Oferta de Açúcar Refinado Americano Permanece apertado

A United States Sugar Savannah Refinery LLC notificou em 28 de novembro aos clientes que havia concluído a compra da Imperial Sugar Co. da Louis Dreyfus Co., um processo que começou em março de 2021 e sobreviveu a uma tentativa de bloqueio de venda pelo Departamento de Justiça dos EUA por ação cível anti-truste. A visão geral do mercado é de que o movimento resultará em abastecimentos mais consistentes no Sudeste.

A safra da beterraba açucareira termina e o foco muda para as pilhas de beterraba do lado de fora, com temperaturas parecendo suficientemente frias para manter as pilhas congeladas. A colheita da grande safra de cana-de-açúcar da Louisiana ficou cerca de uma semana atrás do ritmo médio. A colheita de cana da Flórida foi retardada pelas chuvas em algumas áreas.

Os processadores disseram que as entregas de açúcar contratado diminuíram na semana de Ação de Graças e devem cair sazonalmente até o final do ano, em parte devido ao tempo de inatividade programado de alguns fabricantes de alimentos no final do ano.

A calmaria foi bem-vinda pelos vendedores, já que as entregas até outubro foram fortes, com alguns compradores retirando material mais cedo seja pelo aumento das necessidades ou devido a falta de suprimentos de outros vendedores. Os usuários que buscavam oferta adicional no mercado spot se depararam com os altos preços da cana-de-açúcar e a falta de ofertas de beterraba, exceto de alguns distribuidores. As indicações eram de que sacas de 50 libras de açúcar de beterraba estavam sendo vendidas por cerca de 80 centavos a libra entregue no sul.

Fontes da Costa Oeste observaram que pequenas quantidades de açúcar de beterraba a granel estavam disponíveis de um vendedor por volta de 59¢ FOB. Alguns açúcares importados também estavam chegando ao Oeste cerca de três a quatro meses atrasados, mas qualquer suprimento era bem-vindo.

Uma refinaria de cana continuou a oferecer açúcar spot a 68 c/lb em todas as refinarias até 31 de dezembro. Essa refinaria também ofereceu açúcar de cana para o calendário de 2023 a 61 centavos a libra fob em todos os locais. Uma refinaria de cana foi vendido para 2022-23 e outros foram bem vendidos para a data. Os preços do açúcar nos EUA estavam altos o suficiente para encorajar as importações de alto nível, disseram as fontes.

Algumas vendas para o primeiro trimestre de 2023-24 (outubro-dezembro de 2023) e no início do calendário de 2024 foram observadas em níveis estáveis. As ofertas recentes para 2022-23 foram de 51 ¢ a lb FOB Centro-Oeste para o açúcar de beterraba e 52,50 ¢ a lb FOB Sudeste para o açúcar de cana refinado. A maioria dos vendedores ainda não estava cotando os preços de 2023-24.

A contratação de adoçantes de milho para 2023 foi concluída principalmente por refinarias, mas uma quantidade considerável de negócios não cobertos permaneceu. A maioria das refinarias de milho oferecia produto apenas para clientes existentes, e uma oferecia menos devido a problemas de entrega em 2022. Os compradores disseram que não era mais uma questão de preço, mas que o fornecimento não poderia ser registrado como qualquer preço.

Fonte: Czarnikow - Czapp

◄ Leia outras notícias