Publicado em: 30/07/2025 às 08:30hs
A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial dedicada exclusivamente à cadeia de bioenergia, será realizada entre 12 e 15 de agosto, em Sertãozinho (SP). O evento tem a expectativa de superar os R$ 10,7 bilhões em negócios gerados na edição anterior, reunindo mais de 600 marcas expositoras e cerca de três mil produtos nacionais e internacionais. Com visitantes de mais de 60 países, a feira reforça sua relevância estratégica para o setor sucroenergético e para a economia da região.
Nesta edição, a feira terá um incremento de 32% em sua estrutura, reflexo do aumento no número de expositores e da ampliação de áreas, como a FenaBio — espaço dedicado à bioeconomia. Segundo Paulo Montabone, diretor da Fenasucro, “o evento está maior, mais representativo e pronto para oferecer ainda mais oportunidades de negócios e networking, impactando diretamente diversos setores da economia regional”.
A Fenasucro & Agrocana deve gerar cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos, abrangendo desde a montagem da infraestrutura e logística até serviços de segurança, alimentação, transporte, limpeza e entretenimento.
O impacto econômico ultrapassa o Centro de Eventos Zanini, movimentando hotelaria, comércio, transporte, bares e restaurantes de Sertãozinho e região.
Walceles Paulo de Mello, presidente da Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho, destaca que o evento movimenta não só a cadeia sucroenergética, mas também o comércio, o varejo e serviços locais. “A taxa de ocupação da rede hoteleira da cidade ultrapassa 90% durante o evento.” Prestadores de serviços para eventos também relatam aumento na demanda a partir da montagem da estrutura.
Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana, aponta que o setor de alimentação fora do lar tem aumento médio de 30% no faturamento durante os dias da feira e o período anterior. “Os estabelecimentos reforçam suas equipes com profissionais freelancers para atender à demanda crescente, especialmente aqueles alinhados ao perfil dos visitantes da feira.”
A movimentação também beneficia o varejo, principalmente em polos comerciais como o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto. Marcos Botelho, superintendente do shopping, observa que o evento aumenta a visitação e movimenta o comércio, lazer e gastronomia. “Os participantes aproveitam para conhecer ou retornar ao shopping, um público qualificado que valoriza experiências, o que contribui para o desempenho das operações e aumento das vendas.”
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias