Publicado em: 06/01/2025 às 10:50hs
Os contratos futuros de açúcar fecharam de forma mista na sexta-feira (3) nas principais bolsas internacionais. Em Nova York, na ICE Futures, o contrato com vencimento em março de 2025 do açúcar bruto foi cotado a 19,65 centavos de dólar por libra-peso, registrando uma queda de 8 pontos, ou 0,4%, em relação ao preço da sessão anterior.
Na quinta-feira (2), o mesmo contrato havia apresentado uma alta expressiva de 2,4%, recuperando-se do menor patamar em três meses, de 19,04 centavos de dólar. O aumento foi impulsionado pela notícia de uma quebra de safra no início da temporada na Índia, o segundo maior produtor global de açúcar.
De acordo com comerciantes consultados pela Reuters, a desvalorização do real frente ao dólar continuou a exercer pressão negativa sobre os preços. "Um real fraco incentiva exportadores brasileiros a vender açúcar cotado em dólares, pois aumenta os retornos em moeda local", afirmaram os especialistas.
Na ICE Futures Europe, em Londres, o contrato de açúcar branco com vencimento em março de 2025 fechou a sessão negociado a 514,20 dólares por tonelada, representando um aumento de 1,20 dólar em relação ao fechamento do dia anterior.
No mercado interno brasileiro, o preço do açúcar cristal apresentou leve alta na sexta-feira, segundo o Indicador Cepea/Esalq, da USP. A saca de 50 quilos foi comercializada pelas usinas a R$ 160,07, contra R$ 159,96 na quinta-feira, o que representa uma valorização de 0,07% entre os dias.
Esse cenário reflete a influência de fatores globais e locais, como a flutuação cambial e as condições de safra, sobre o comportamento do mercado açucareiro.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias