Setor Sucroalcooleiro

Cana: Tereos reduz prejuízo líquido para 6 milhões de euros no 1º semestre da safra 2020/21

O grupo francês Tereos reduziu as perdas no primeiro semestre da safra 2020/21 de cana-de-açúcar ante igual período da temporada anterior. Em comunicado, a empresa informou que registrou prejuízo líquido de 6 milhões de euros no semestre encerrado em 30 de setembro, ante perda de 21 milhões de euros um ano antes


Publicado em: 24/11/2020 às 12:40hs

Cana: Tereos reduz prejuízo líquido para 6 milhões de euros no 1º semestre da safra 2020/21

A companhia registrou, porém, avanço anual expressivo de 114% no Ebitda ajustado, que passou de 111 milhões de euros para 237 milhões de euros no semestre. A receita teve leve queda anual, de 3%, para 2,05 bilhões de euros. A dívida líquida caiu em 253 milhões de euros, de 2,733 bilhões de euros em 30 de setembro de 2019 para 2,480 bilhões de euros na mesma data do atual ano.

Na nota divulgada à imprensa, a Tereos diz que a estabilidade da receita demonstra "a flexibilidade da Tereos e sua capacidade de se adaptar aos obstáculos significativos causados pela crise de sanidade". A forma de contornar a queda na atividade econômica, afirma a companhia, foi aumentar a produção de álcool farmacêutico e de açúcar ao consumidor na Europa. A boa safra de cana no Brasil e o avanço dos preços na Europa também ajudaram.

A perspectiva da companhia para o segundo semestre no mercado de açúcar no Brasil é que a empresa deve seguir se beneficiando do alto volume processado na safra em decorrência das melhores condições climáticas e da boa performance operacional. "Do ponto de vista de preços, a Tereos havia feito hedge para mais de 85% de suas vendas de exportação em 2020/21 nos mercados futuros antes da crise da covid-19", afirma comunicado.

Quanto ao etanol no País, a expectativa é de alta nas cotações. "A Tereos deve se beneficiar da recuperação dos preços que vêm retornando aos níveis do ano passado graças ao maior consumo e a uma oferta limitada de etanol, com a maioria dos produtores brasileiros maximizando a produção de açúcar."

Fonte: Broadcast Agro

◄ Leia outras notícias