Saúde Animal

Zoetis apresenta portfólio na Expointer 2013

Tackzuron Pour-on, Dectomax e Treo ACE estão entre os destaques da companhia para auxiliar os pecuaristas no controle de parasitos em gados de corte e leite


Publicado em: 22/08/2013 às 11:30hs

Zoetis apresenta portfólio na Expointer 2013

Acontecerá entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Abril, em Esteio, (RS), a ExpoInter 2013. Pela primeira vez a Zoetis, antiga unidade saúde animal da Pfizer, participará da feira, como empresa completamente independente e líder de mercado.

Em um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina, os visitantes poderão conferir as renomadas marcas e recentes lançamentos da companhia para o setor, dentre os quais: o carrapaticida TackZuron Pour-on e os endectocidas Dectomax e Treo ACE. “Ao visitar nosso estande, nossos consultores auxiliarão os clientes a definir a melhor alternativa para o sucesso do controle estratégico dos endo e ectoparasitos em seus rebanhos e propriedades, apoiados pela tecnologia e a eficácia dos produtos oferecidos pela Zoetis”, afirma Miguel Domingues Jr., gerente de produto da linha de Antiparasitários e Vacinas Anti-clostridiais da Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis.

Controle estratégico: a arma no combate aos ectoparasitos e endoparasitos

Os Parasitos internos e externos continuam figurando como um dos principais responsáveis por prejuízos econômicos na pecuária brasileira. Ao carrapato dos bovinos - Rhipicephalus (Boophilus) microplus – por exemplo, associam-se perdas de US$ 2 bilhões1, perdas estas relacionadas ao desgaste dos animais pelo hematofagismo; à irritação causada no local da picada; à anemia e perda de peso; à redução da resposta imune; às lesões da pele que, além de serem prejudiciais à indústria do couro, são portas de entrada de bactérias e larvas de mosca; ao impacto na produção de carne e leite – diversos estudos demonstram que estes ectoparasitas causem uma diminuição entre 10% e 20% na produção de carne e leite. Esse parasito está associado, ainda, à tristeza parasitária; doença que afeta o crescimento dos bezerros e pode levar inclusive à morte nos casos mais graves.

Para alcançar resultados mais eficazes na prevenção deste e de outros parasitos, recomenda-se a adoção do controle estratégico, que tem como objetivo a redução total da população de parasitos e não apenas daquela que infesta os animais, com resultados obtidos em médio e longo prazos. O controle estratégico tem por objetivo concentrar os tratamentos em determinadas épocas do ano: “Com relação ao carrapato dos bovinos, na região Sul do Brasil, por exemplo, os tratamentos estratégicos são recomendados entre os meses de setembro-outubro a janeiro-fevereiro, com a finalidade de aliar o uso do produto com o conhecimento epidemiológico dos parasitos. Ao tratarmos os animais nesses meses, estamos melhorando tanto a eficiência do tratamento quanto o retorno financeiro do pecuarista”, esclarece Domingues.

Um dos destaques da feira, o carrapaticida TackZuron Pour-on, age inibindo a produção de quitina, substância essencial para formação do exoesqueleto: a carapaça dos carrapatos. “Desde larva até a forma adulta, o carrapato passa por três grandes mudas. TackZuron Pour-on atua nesses momentos de transição, inibindo o desenvolvimento do parasito”, explica Domingues. O produto controla também a proliferação do parasito nas pastagens, contribuindo para reduzir significativamente a infestação por carrapatos ano após ano. “Vale lembrar que, para elaboração de um programa de controle de carrapatos, é sempre importante buscar a orientação de um médico veterinário”, aconselha o executivo.

O endectocida Dectomax também irá compor o portfólio dos produtos apresentados na Expointer. Com amplo espectro de ação, o medicamento é uma das principais armas no controle de endo e ectoparasitos, podendo ser utilizado inclusive por recém-nascidos, vacas prenhes e animais em reprodução. O medicamento apresenta ampla margem de segurança, é bem tolerado e fácil de aplicar, sendo o produto líder de mercado no Brasil no segmento dos endectocidas. E para reforçar sua presença e força de marca, recentemente, a Zoetis lançou uma campanha que tem o cantor Leonardo como garoto-propaganda. Com o slogan “Controle eficaz é Dectomax”, a ação visa divulgar os diferenciais do produto e reforçar o alerta aos pecuaristas para o problema relacionado aos endo e ectoparasitos, grandes responsáveis pelas perdas econômicas nas propriedades. Além disso, os clientes serão beneficiados com iniciativas promocionais, como a inédita campanha Dectocooler: ao adquirir 15 frascos de Dectomax 500 ml, o comprador terá direito a um exclusivo galão térmico, o Dectocooler. A promoção é válida até o termino do estoque nos pontos de venda.

Parasitoses bovinas: eficácia na prevenção com Treo ACE

Será dada ênfase ainda durante a Expointer, a outra opção de endectocida (vermífugo e ectoparasiticida), o Treo ACE, indicado para o tratamento e controle das parasitoses bovinas por nematódeos (vermes) gastrintestinais e pulmonares, miíases (bicheiras), bernes, piolhos e ácaros de sarna. O produto também é indicado como auxiliar no controle de carrapatos e mosca-dos-chifres e pode ser utilizado por bovinos de corte, inclusive bezerros recém-nascidos.

Para comunicar o posicionamento do produto e seus diferenciais competitivos, será dada ênfase à nova campanha de Treo ACE, que conta com o apoio e parceria dos Embaixadores Treo ACE, pecuaristas de diferentes regiões do Brasil que possuem em comum o espírito empreendedor e a capacidade de liderança e que são consumidores de Treo ACE. Materiais promocionais criativos com depoimentos destes influenciadores do agronegócio serão distribuídos ao longo do parque de Exposições (incluir nome do parque) durante os dias do evento.

Quem visitar o estande da companhia poderá conhecer também os endectocidas Cydectin, Onyx (formulados com moxidectina), e a linha completa de produtos Zoetis para bovinos, equinos, ovinos e caprinos.

Fonte: 1. Grisi, et al., 2002.

Satis nasce para expandir negócios no Brasil

A fabricante de produtos de nutrição vegetal Sudoeste dá largada, em agosto, em seu plano de reposicionamento no mercado visando expandir os negócios no Brasil. A mudança será marcada pela troca de nome da empresa, que passa a se chamar Satis, nome dado à deusa egípcia da fertilidade.“Nos últimos anos, consolidamos nossa relação de confiança com os produtores brasileiros. Nosso objetivo, agora, é levar o nosso produto ao conhecimento de um leque maior de agricultores”, afirma José do Nascimento Ribeiro, presidente da Satis. A mudança envolveu o redesenho das marcas do portfólio da Satis com objetivo de passar mais modernidade e mostrar melhor as características inovadoras e tecnológicas.

Com sede em Araxá, Minas Gerais, as soluções da Satis estão presentes em mais de 30 revendas e em 21 estados brasileiros – destas nove abertas somente este ano. A Satis trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de seus produtos, aplicados especialmente em lavouras como milho, café, soja, trigo, arroz. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes, com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade. A empresa é especializada em produtos de nutrição vegetal foliar, cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida.

A empresa tem como carro chefe o Fulland, fertilizante desenvolvido com nutrientes que estimulam naturalmente a produção de substâncias de autodefesa da planta. Outros produtos importantes são o Mathury, fonte de potássio que ajuda na regulagem de processos como o amadurecimento dos frutos, o Stayflex, fonte de boro que alia importantes propriedades nutricionais deste nutriente a aditivos que ajuda a fortalecer o metabolismo dos vegetais, e o Sturdy, rico em fósforo de alta assimilação pelas plantas. O nutriente atua como fonte de energia para a planta.

Nos últimos cinco anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos que as atendessem. A estratégia tem dado certo. A empresa, com capital 100% nacional, registrou neste período crescimento médio de 15% ao ano. A partir de 2015, o objetivo será crescer anualmente cerca de 30%. Esta meta será alcançada a partir de duas frentes: desenvolvimento contínuo de novos produtos diferenciados que atendam às demandas do campo e abertura de novos mercados, a partir da busca de novos parceiros. A empresa também já projeta a construção de uma nova unidade fabril a partir de 2014.

A Satis lançou recentemente o Humicphol, importante fonte de ácidos húmicos e fúlvicos, substâncias que conferem às plantas mais estabilidade e aumento da absorção ativa de nutrientes. Nos próximos meses, serão apresentados produtos para promover o desenvolvimento radicular e uma fonte totalmente inovadora de boro para aplicação via solo.

Este crescimento também está baseado no ganho de espaço do mercado de nutrição vegetal no Brasil especialmente com produtos que, além de nutrir, promovam naturalmente importantes funções do metabolismo vegetal, ponto forte da Satis, a exemplo do ocorrido em países da Europa que buscam opções que explorem o máximo do potencial produtivo das plantas, de forma duradoura e sustentável, para aplicar nas suas culturas. “Além disso, o produtor de hoje é mais técnico. Está mais preocupado com a produtividade da lavoura e o resultado para o seu negócio, sem esquecer da preservação do meio ambiente”, diz Ribeiro.

Os mercados onde a Satis marca maior presença são Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Goiás e Distrito Federal, estados estes responsáveis pelo maior faturamento da empresa. Conforme Nascimento Ribeiro, as regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste ainda possuem um bom potencial de crescimento.  A Satis planeja ampliar sua atuação em mercados e polos agrícolas expressivos no País, visto que a tecnologia aplicada em seus produtos podem proporcionar elevados ganhos na produção, de acordo com os dados levantados em pesquisas.

Inovação e produtividade

A Satis mantém um departamento de pesquisa e desenvolvimento, com equipe altamente qualificada, para investir em produtos inovadores, que representem, além da nutrição, mais produtividade a culturas de todo o território brasileiro. “Os fertilizantes foliares ou via solo surgem da necessidade dos produtores. Uma planta bem tratada apresenta uma série de resultados positivos, desde eficiência nutricional até tolerância a situações adversas”, afirma Ribeiro.

Moglia Comunicação
satis