Saúde Animal

Vacinação sem agulha em suínos cresce mais de 20% em um ano e fortalece o bem-estar animal

Sistema IDAL, da MSD Saúde Animal, vacinou mais de 12 milhões de suínos no país somente entre 2020 e 2021; a tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço entre os produtores


Publicado em: 11/05/2022 às 12:20hs

Vacinação sem agulha em suínos cresce mais de 20% em um ano e fortalece o bem-estar animal

A MSD Saúde Animal lançou no mercado brasileiro, em 2016, uma tecnologia que eliminou o uso de agulhas na vacinação de suínos e, desde então, a adesão ao Sistema IDAL é cada vez maior. A solução chegou para revolucionar a imunização dos animais contra importantes doenças que ocorrem na suinocultura mundial, como Pneumonia Enzoótica, Circovirose dos Suínos, Doença de Aujeszky e PRRS, priorizando o bem-estar animal, com a eliminação da dor, a redução da lesão tecidual e a facilidade na aplicação, sem perder a eficácia frente às vacinas intramusculares. Somente nos dois últimos anos, 12.1 milhões de suínos foram vacinados com o IDAL no Brasil e, no ano passado, mais de 43 milhões de suínos foram imunizados no mundo, promovendo a melhoria do trabalho no campo.

O dispositivo permite aplicação da vacina em baixa dosagem na pele, sob pressão controlada e sem uso de agulhas, garantindo que a vacinação seja segura e menos estressante para os suínos. Já para os suinocultores, proporciona maior conveniência e eficiência. “A MSD é pioneira na aplicação livre de agulha, e o reconhecimento dessa tecnologia é cada vez maior. O Sistema IDAL permite que a vacina seja administrada via intradérmica em vez de mais profundamente no músculo, e todos os seus benefícios associados aumentam a adesão à solução ano a ano”, diz Renata Laudisio, gerente de marketing da unidade de Suinocultura da MSD Saúde Animal.  

O Sistema IDAL também permite que os profissionais possam complementar o programa de vacinação com o uso de vacinas diferentes, considerando a importância que a vacinação tradicional continua tendo no calendário sanitário. “Aliando tecnologia à ciência, o ganho é para todos. O IDAL melhora o manejo, reduz o índice de cortisol durante a vacinação – o que impacta diretamente no bem-estar animal –, diminui a geração de resíduos para o meio ambiente e permite facilidades aos trabalhadores do campo com a tecnologia oferecida, evitando a ocorrência de injeções acidentais que podem acontecer ao manejar agulhas”, explica Renata.

A MSD Saúde Animal certifica e reconhece todos os parceiros que usam o Sistema IDAL em suas propriedades, atestando o preparo dos funcionários para utilizar a tecnologia. Em 2021, o dispositivo foi responsável pela vacinação de 6.8 milhões de suínos no Brasil. A expectativa para 2022 é que o crescimento de vendas da solução acompanhe o patamar dos últimos anos, de cerca de 20%. A companhia atua com foco em promover um novo horizonte produtivo, com práticas disruptivas, respeitosas e eficientes, visando a Saúde Única, que significa a relação harmoniosa e saudável entre pessoas, animais e meio ambiente. 

Fonte: MSD Saúde Animal  

◄ Leia outras notícias