Saúde Animal

Suinter 2015: Merial participa com linha de produtos para prevenção estratégica de enfermidades

Evento acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 09 e 11 de junho


Publicado em: 04/05/2015 às 07:30hs

Suinter 2015: Merial participa com linha de produtos para prevenção estratégica de enfermidades

A Merial, líder em saúde animal, participará da 8ª edição do Simpósio Internacional de Produção Suína (SUINTER), que reúne grandes nomes da suinocultura nacional e internacional, para discutir os mais importantes temas técnicos, incluindo a sanidade, e contribuir para a contínua melhoria da cadeia produtiva.

“A suinocultura brasileira está cada vez mais fortalecida e produtiva. A realização de importantes eventos técnicos, como o Suinter, intensifica a discussão sobre o aumento da produtividade com especial atenção ao manejo sanitário. A Merial é parceira da suinocultura nacional e participa do SUITER para estar ainda mais próxima dos profissionais e indústrias, apresentando soluções para controlar enfermidades e melhorar os resultados econômicos”, destaca o Gerente de Produtos e Canais da Merial, Ernesto Neto.

“Doenças como circovirose, parvovirose, erisipela, diarréia neonatal, pneumonia enzoótica e rinite atrófica estão entre as que mais geram perdas de produtividade e consequente prejuízo financeiro aos produtores”, ressalta Marcelo Almeida, Gerente Técnico da Merial Suínos.

O SUINTER ocorre em Foz do Iguaçu (PR), estado que representa cerca de 15% do plantel nacional de suínos. A Merial terá profissionais para esclarecer dúvidas e falar sobre sua linha de produtos, além de levar um grupo de suinocultores.

Enfermidades suinícolas e soluções da Merial

A Merial Suínos tem uma ampla linha de vacinas para combater as principais enfermidades, como:

Circovirose – Para lidar com este problema, Marcelo Almeida, Gerente Técnico da Merial Suínos, recomenda a prevenção com aplicação de vacina com elevada carga antigênica e grande volume de testes nas mais diversas circunstâncias, como Circovac®. A vacinação pode ser ministrada diretamente nos leitões e/ou nas matrizes, incentivando a imunização passiva por meio da mamada do colostro.

A vacina oferece diversos benefícios, como a diminuição acentuada da viremia, proteção dos órgãos linfoides - o que conduz à redução do índice de mortalidade, diminuição significativa da refugagem e redução do uso de antibióticos, entre outros benefícios de grande impacto. “Todos esses fatores proporcionam ganhos econômicos indiscutíveis aos produtores”, diz. Para mais informações sobre a circovirose acesse o hotsite com informações e conteúdos exclusivos: www.circovac.com.br

Parvovirose e Erisipela – Para garantir a proteção do plantel, a Merial indica Parvoruvac®, vacina que induz resposta dual (humoral e celular), controlando a replicação do parvovírus suíno e Erysipelothrix rhusiopatiae, protegendo o sistema reprodutor da fêmea e, consequentemente, os fetos em desenvolvimento.

Diarreia neonatal – “A Colibacilose Neonatal traz riscos imediatos, como desidratação, fraqueza, depressão e até a morte, sendo que o método mais eficaz para a prevenção é a absorção de anticorpos no colostro”, ressalta Marcelo Almeida, que indica a prevenção com a vacina Neocolipor®, que, aplicada nas matrizes, garante a imunização pelo colostro contra as seis cepas principais de E. coli produtoras de adesinas (F4ab, F4ac, F4ad, F5, F6 e F41). Neocolipor protege contra a Colibacilose Neonatal e neutraliza, pela indução de formação de anticorpos, todas as adesinas ETEC.

Pneumonia enzoótica – Marcelo Almeida destaca Sprintvac® como a vacina mais indicada para o controle da doença. Ele explica que a opção se dá, principalmente, por se tratar de um produto adicionado de Immuneasy, adjuvante especial para induzir imunidade de longa duração - por pelo menos 175 dias, garantindo imunização efetiva com uma única dose.

Rinite Atrófica – A indicação é de que a imunização seja realizada passivamente, ou seja, pelo colostro. A vacina apontada pelo especialista é Riniffa® T, que, integrada ao Programa de Vacinações Merial, protege contra a fixação dos agentes causadores da doença na mucosa nasal.

Fonte: Imprensa Márcia Midori

◄ Leia outras notícias