Saúde Animal

Poulvac ST é destaque da Zoetis no 20° Simpósio Brasil Sul de Avicultura

Vacina viva atua no combate à Salmonella Typhimurium e à Salmonella Heidelberg para poedeiras frangos de corte e matrizes


Publicado em: 01/04/2019 às 13:20hs

Poulvac ST é destaque da Zoetis no 20° Simpósio Brasil Sul de Avicultura

De 2 a 4 de abril será realizado em Chapecó/SC, o 20° Simpósio Brasil Sul de Avicultura. Com realização do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (NUCLEOVET), o evento tem por tradição promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável da avicultura brasileira e fomentar o empreendedorismo fortalecendo a economia. “Estar presente no SBSA desde o início é não só acompanhar de perto o desenvolvimento desta cadeia produtiva ao longo das duas últimas décadas, como também participar ativamente de seus fóruns de discussão e difusão de conhecimento e de tecnologias”, diz Renato Verdi, diretor da Unidade de Negócios de Aves e Suínos da Zoetis, empresa líder em saúde animal. “Certamente o Simpósio tem uma contribuição importante na expansão e no fortalecimento deste setor, que no Brasil vem crescendo ano a ano”, completa Verdi.

Marcando presença com estande e forte participação da equipe técnica, a Zoetis, destaca no evento a Poulvac ST, vacina viva que atua no combate à Salmonella Typhimurium e à Salmonella Heidelberg para poedeiras, frangos de corte e matrizes. “A vacinação contra esta bactéria vem ganhando cada vez mais adeptos com cepas que promovem a proteção cruzada. Além de atuarem na redução da contaminação de carcaças no abatedouro, se mostram uma alternativa economicamente viável, principalmente para empresas exportadoras de carne de frango”, diz Eva Hunka, gerente de produtos da linha Aves da Zoetis.

A Salmonella hoje é responsável por grandes perdas econômicas e também riscos relacionados à saúde pública. A bactéria, no entanto, não sobrevive se o alimento for cozido, frito ou assado – recomendação que já é feita em embalagens de produtos de frango in natura. “O uso de vacinas vivas contra a Salmonella, além de protegerem contra o patógeno, ativam a imunidade inespecífica e ainda melhoram a resposta imunológica geral da ave”, finaliza Eva.