Saúde Animal

Megalac®-e Contribui Para o Aumento Da Eficiência Reprodutiva De Vacas Leiteiras

Megalac®-E é a única gordura by pass no Brasil com comprovação científica de resultados na eficiência reprodutiva e recomendada pelos maiores especialistas em reprodução


Publicado em: 27/09/2013 às 13:10hs

Megalac®-e Contribui Para o Aumento Da Eficiência Reprodutiva De Vacas Leiteiras

Conciliar a eficiência produtiva com a reprodutiva de vacas leiteiras está entre os desafios que o produtor de leite precisa enfrentar. Dados coletados nos últimos 50 anos apontam que, em virtude de grandes mudanças nutricionais, ambientais, de conforto, genética, entre outros, os animais dobraram a produção de leite por lactação. No entanto, a taxa de concepção está caindo consideravelmente ao longo dos anos e as mudanças fisiológicas e endócrinas estão entre os fatores que levaram a esse cenário. Devido às alterações metabólicas que o animal passa durante o período de transição, a quantidade de energia ingerida por meio da dieta é menor que o necessário e, para compensar esse déficit, ele passa a utilizar a reserva corporal como fonte de energia disponível. Esse desequilíbrio afeta negativamente a eficiência reprodutiva das vacas leiteiras.

Além do processo metabólico que ocorre durante esse período, a qualidade dos insumos e forragem ofertada interferem diretamente na capacidade de ingestão e na quantidade de energia ingerida pelo animal. Como alguns ácidos graxos não são produzidas pelo organismo do animal é necessário que as mesmos estejam disponíveis na alimentação ou em uma suplementação alimentar, como é o caso dos ômegas 3 e 6.

Atenta a essa necessidade, e investindo em tecnologias que aumentem a produção de alimentos no mundo, a Elanco Saúde Animal oferece ao mercado o Megalac®-E, uma gordura by pass que atende às necessidades energéticas e de Ácidos Graxos Essenciais (ômegas 3 e 6) dos ruminantes.

O Megalac®-E é um ingrediente nutricional à base de sais de cálcio de ácidos graxos insaturados de cadeia longa que fornece energia altamente digestível e de alta qualidade de ômegas 3 e 6. Por isso, é eficiente na correção da carência desses nutrientes, contribuindo para o melhor desempenho do animal. Em vacas leiteiras recomenda-se iniciar o uso 30 dias antes do parto e continuar a suplementação durante o ínicio da lactação.

Estudo recente realizado na Fazenda Colorado (Araras-SP), conduzido pelo pesquisador Jose Luis Moraes Vasconcelos (UNESP-Botucatu) e publicado no Journal of Dairy Science mostrou que as vacas suplementadas com o Megalac®-E tiveram redução da morte embrionária precoce em 5,7 pontos percentuais e aumento de 2,5 litros de leite por vaca ao dia. Nesse estudo as dietas dos grupos controle e Megalac®-E eram isoenergéticas e isolípidicas. O que demonstrou que o fornecimento de uma fonte de energia by pass, na forma de sais de cálcio de ácidos graxos de cadeia longa, aumentou a produção de leite e a eficiência reprodutiva devido a alta absorção dessa energia e dos ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6) no intestino.

Fonte: Accesso

◄ Leia outras notícias