Publicado em: 08/10/2014 às 07:50hs
No World Dairy Expo 2014, realizado em Madison (EUA), foram apresentadas duas estreias mundiais na busca de um rebanho mais eficiente e saudável. O grupo CRV incrementa as ponderações dos índices Vida mais Eficiente e Vida mais Saudável incorporando dois valores genéticos para ingestão de alimentos e incidência de cetose.
A busca por um rebanho mais eficiente e de fácil manejo é uma tendência mundial. O grupo CRV irá auxiliar ainda mais os criadores a alcançar os resultados desejados, introduzindo dois importantes avanços nesses índices.
Associando o consumo de alimentos com a eficiência alimentar
Para aumentar a eficiência da produção de leite, a eficiência alimentar é o fator chave. Com a colaboração conjunta do Dutch Dairy Board (Conselho Holandês de Lácteos), do Wageningen UR Livestock Research e do grupo CRV, foi desenvolvido um valor genético para o consumo de alimentos.
O grupo CRV incorpora esse valor genético no índice de Vida mais Eficiente. Esse valor apresenta, com precisão, a capacidade de um touro em produzir descendentes capazes de aumentar a ingestão de alimentos. Ele oferece, ainda, um equilíbrio perfeito entre a ingestão e conversão alimentar, gerando uma produção mais eficiente e sustentável ao longo da vida produtiva do animal.
O desenvolvimento do valor genético para o consumo alimentar foi possível graças aos dados coletados no Campus da Wageningen University & Research Centre.
Reduzindo a cetose
A cetose é uma doença metabólica muito conhecida, que reduz a ingestão de alimentos das vacas depois do parto, agravando o balanço energético negativo e afetando a saúde do rebanho. O extenso e completo banco de dados da Holanda e da Bélgica permitiu ao grupo CRV desenvolver um valor genético para reduzir este problema.
Trata-se de valor genético para a incidência de cetose, que será incorporado no índice de Vida mais Saudável. Os criadores podem usar este valor para a escolha de touros que melhoram a saúde do rebanho, agora incluindo também a cetose.
O aperfeiçoamento dos índices de seleção Vida mais Eficiente e Vida mais Saudável, com a inclusão dos exclusivos valores genéticos para consumo alimentar e incidência de cetose, significa uma evolução para os criadores que desejam produzir um rebanho mais eficiente, produtivo e de fácil manejo. O grupo CRV publicará estas novas informações dos seus touros da raça Holandesa na avaliação genética de dezembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRV Lagoa
◄ Leia outras notícias