Publicado em: 21/08/2014 às 07:30hs
O evento reunirá vitivinicultures de Xanxerê, Pinhalzinho e Quilombo que participaram da avaliação de amostras de vinho, no mês de junho. A iniciativa é promovida pelo Núcleo Setorial de Vitivinicultores com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SC), Associações Comerciais e Industriais de Quilombo e Pinhalzinho (ACIQ e ACIP), prefeituras de Quilombo, Xanxerê e Pinhalzinho, SICOOB Maxicrédito, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC) e EPAGRI.
Serão anunciados e premiados os vitivinicultores que obtiveram maior pontuação durante avaliação de 80 amostras dos tipos branco, tinto e bordô, realizada por seis enólogos. O enólogo e consultor do Sebrae/SC, Gilson Panceri Junior, explica que as amostras foram analisadas com base em três critérios: visual, que confere a liquidez e o brilho do vinho; olfativo, para verificar qualidade, nitidez e intensidade do aroma; e gustativa, que avalia a consistência, intensidade, nitidez e compatibilidade do aroma com os demais aspectos. “Depois da avaliação, os produtores recebem informações sobre a qualidade do vinho que produzem. A premiação é uma forma de motivar os produtores a buscar melhorias para o próximo ano, apesar da alta qualidade já apresentada”, enfatiza. A análise é baseada em critérios internacionais para a pontuação de cada participante.
O coordenador oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressalta que um trabalho de qualificação foi desenvolvido com 40 produtores da região por meio dos programas Sebraetec (Xanxerê e Pinhalzinho) e Empreender Competitivo (Quilombo). Com esse processo de apoio à qualificação da produção, os produtores atendem padrões de boas práticas de produção entre outras exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Além do apoio técnico, participam de capacitação em gestão, e atuam com organização setorial em núcleos ou Cooperativa. Até então, esses produtores têm produção e consumo familiar. Com a adequação, eles poderão comercializar, pois os produtos já possuem reconhecimento pela qualidade e a demanda regional é crescente”, destaca.
Informações pelo telefone 3346 3129.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias