Processamento

Suco de uva da Embrapa impressiona pesquisador da maior vinícola familiar do mundo

O suco de uva elaborado pela Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, usando cultivares desenvolvidas pela unidade, agradou representante da maior vinícola de propriedade familiar do mundo, a E&J Gallo, com sede em Modesto, Califórnia, Estados Unidos


Publicado em: 23/04/2013 às 18:20hs

Suco de uva da Embrapa impressiona pesquisador da maior vinícola familiar do mundo

Em visita à Embrapa Uva e Vinho quinta-feira passada, dia 18, Peter Cousins, pesquisador principal da Gallo, destacou a diversidade organoléptica (de cor, aroma e sabor) de cinco sucos de uva ‘varietais’ da Embrapa por ele degustados – das cultivares BRS Carmem, BRS Cora, BRS Magna e BRS Violeta, além de uma variedade em fase de ‘validação’ (de testes, antes de ser lançada). “Fiquei impressionado; cada um tem notas características”, observou o visitante. “Nos EUA, só temos suco de uva Concord”, comentou.

Cousins também provou vinhos elaborados pela unidade de pesquisa. Foram experimentados três brancos – dois de cultivares híbridas aromáticas em fase de validação e o Lorena Ativa, no mercado, sendo produzido pela Cooperativa Vinícola Garibaldi, por meio de contrato de cooperação com a Embrapa. Sobre eles, o pesquisador assinalou que apresentavam tipicidade, sendo diferentes dos vinhos brancos de variedades híbridas que está acostumado a degustar nos EUA. Sobre vinho tinto provado, da cultivar Margot, safra 2013, afirmou ser um produto “leve e fresco, com notas de morango e de pequenas frutas”, remetendo aos vinhos elaborados na Costa Leste dos EUA, onde se utilizam, em comparação com a Califórnia, mais variedades híbridas e americanas.

Na Embrapa Uva e Vinho, o estrangeiro conheceu, guiado pelos pesquisadores da unidade Patrícia Ritschel e João Dimas Garcia Maia, o Programa de Melhoramento Genético de Uva e o Banco Ativo de Germoplasma de Uva. O objetivo da visita à unidade foi fazer contato com colegas atuantes em melhoramento genético da uva, área em que atua, relatou Cousins. “É muito importante interagirmos com melhoristas de instituições públicas e universidades, o que fazemos em todo o mundo”, disse. “É necessário que o setor privado trabalhe com o público, porque a descoberta de novas tecnologias traz benefícios a todos”. Em relação ao trabalho da Embrapa Uva e Vinho em melhoramento, afirmou saber que a unidade de pesquisa “mantém um programa antigo e bastante produtivo”.

A Gallo vinifica tanto cultivares Vitis vinifera quanto híbridas, segundo o melhorista. Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir e a híbrida Ruby Red (muito importante para a produção de mosto concentrado de suco) são algumas das variedades com que a vinícola trabalha, mencionou o pesquisador.

Na Serra Gaúcha, ele – que conta, em seu currículo, com passagem pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (o USDA), atuando com melhoramento de uva –, fez também visitas a vinícolas na própria quinta-feira, 18, e na sexta, 19. O roteiro incluiu especialmente estabelecimentos que têm trabalhos em conjunto com a Embrapa Uva e Vinho, para que Cousins pudesse provar produtos elaborados com cultivares desenvolvidas pela unidade. Do Brasil, o pesquisador seguiu ao Chile, para participar de evento internacional na área vitícola.

Avaliação – A pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Patrícia Ritschel, uma das coordenadoras do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, avalia a recepção a Peter Cousins como positiva. “É muito importante para a Embrapa que uma empresa do porte da Gallo esteja interessada em conhecer produtos elaborados com matéria-prima resultante de nosso Programa de Melhoramento Genético de Uva”, diz ela. “Esperamos que essa interação tenha como resultado o estabelecimento de parceria entre Embrapa e/ou vinícolas brasileiras e a Gallo”.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias