Processamento

Moagem de cana no CS recua na 2ª quinzena de maio por chuvas

A moagem de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil recuou na segunda quinzena de maio por chuvas na região, mas segue 64 por cento à frente de igual período do ano anterior, totalizando 116,1 milhões de toneladas, informou a associação da indústria na terça-feira (11)


Publicado em: 12/06/2013 às 10:30hs

Moagem de cana no CS recua na 2ª quinzena de maio por chuvas

O volume de cana processado na principal região produtora de cana totalizou 34,77 milhões de toneladas na segunda quinzena de maio, queda de 13,2 por cento ante a quinzena anterior (40,07 milhões de toneladas), apontou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Em relação ao ano anterior, a moagem de cana na segunda quinzena de maio recuou de 2,84 por cento.

"Essa retração na moagem ocorreu devido às chuvas que atingiram as principais regiões produtoras no final da quinzena, dificultando a operacionalização da colheita", disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

Ele acrescentou que chuvas recentes poderão ter reflexos também sobre o progresso da moagem da atual quinzena.

Segundo a Unica, oito unidades produtoras iniciaram operações na segunda quinzena de maio, totalizando 268 unidades industriais no centro-sul do país até 1º de junho.

Apesar do recuo na segunda quinzena de maio, períodos secos anteriores neste início de safra permitiram o rápido avanço da colheita na comparação com o ciclo anterior, quando a temporada iniciou mais tarde.

No acumulado desde o início da safra até 1o de junho, a produção de açúcar alcançou 5,61 milhões de toneladas, alta de 59 por cento ante igual período do ano anterior, e a de etanol 4,82 bilhões de litros, crescimento de 84,5 por cento na mesma comparação.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias