Processamento

Fábrica de molho de pimenta apoiada pela Codevasf fortalecerá agricultura familiar em Alagoas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está apoiando a estruturação de uma fábrica de molho de pimenta da Cooperativa Pindorama ? uma das maiores experiências de sucesso de cooperativismo do país, cuja sede fica no município de Coruripe (AL)


Publicado em: 10/05/2013 às 16:40hs

Fábrica de molho de pimenta apoiada pela Codevasf fortalecerá agricultura familiar em Alagoas

Para isso, a Codevasf já investiu mais de R$ 165 mil na aquisição de modernos equipamentos que impulsionarão a produção de pimenta por agricultores familiares no Baixo São Francisco alagoano. Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de emenda parlamentar.

A unidade industrial deverá beneficiar 70 famílias de agricultores, que produzirão 10,5 mil quilos de pimenta por mês, o que resultará numa produção de 23,5 mil litros mensais de molho de pimenta e num incremento inicial de R$ 750 na renda mensal das famílias.

O zootecnista Elias Kleiton, chefe substituto da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas e responsável pelo acompanhamento da ação, informou que a Cooperativa Pindorama já industrializa a pimenta produzindo molho em parceria com uma empresa privada, utilizando o rótulo Pingo Ardente.

De acordo com ele, para reduzir os custos e ampliar o volume de produção, a cooperativa apresentou à Codevasf um projeto de implantação de uma fábrica própria de molho de pimenta. “O projeto foi aprovado pela Codevasf e realizamos a licitação para compra dos equipamentos, que já foram adquiridos e serão entregues até o início do mês de junho”, afirmou.

Os equipamentos adquiridos foram uma máquina despolpadora e refinadora que será utilizada para processamento da pimenta e para separar a poupa e filtrá-la, uma balança eletrônica para pesagem da matéria-prima, um lavador de fruta para limpeza e desinfecção da matéria-prima, um transportador (equipamento que transporta a matéria-prima de uma máquina a outra no processo industrial), um moinho para trituração das pimentas, um tanque de preparação com agitador e capacidade de mil litros para homogeneizar os ingredientes, um tanque misturador, um tanque de armazenamento – que será utilizado no acondicionado do molho de pimenta até o seu envase –, e uma máquina rotuladora para acabamento dos produtos.

Pimenta eleva renda familiar

No perímetro irrigado do Marituba, às margens do rio São Francisco em Penedo (AL), a produção de pimenta por agricultores familiares se tornou mais uma alternativa de renda. No local, já são seis famílias produzindo pimenta tabasco. Toda a produção é adquirida pela Cooperativa Pindorama para produção do molho de pimenta.

De acordo com técnico agrícola da Codevasf, Sandoval Leite, que atua no Marituba, atualmente a produção beira 1,5 tonelada de pimenta tabasco por mês no projeto de irrigação. Mas ele acredita que essa produção deve ser elevada com a implantação da fábrica de molho de pimenta.

“Os agricultores familiares do perímetro do Marituba estão com uma grande expectativa quanto ao funcionamento da fábrica de molho de pimenta. Há uma tendência de aumentar o número de famílias que produzirão pimenta e que repassarão a produção à Cooperativa Pindorama, o que é a garantia de uma renda certa”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos, a implantação da fábrica de pimenta fortalecerá a produção familiar, pois cada pois cada módulo produtivo será responsável por no máximo 250 pés de pimenta – o que assegura o uso de mão de obra exclusivamente familiar, e a renda garantida para as famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação CODEVASF

◄ Leia outras notícias