Publicado em: 23/10/2014 às 14:30hs
Alunos e professores do último ano dos cursos técnicos de Agropecuária, Agroindústria e Laticínios do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) aprenderam mais sobre cajucultura e possibilidades de aproveitamento integral do cajueiro em dia de campo e visita técnica promovidas nas instalações da Embrapa Agroindústria Tropical na semana passada.
No primeiro dia de atividades, foi realizado o dia de campo "Cajucultura: produção e processamento", no campo experimental de Pacajus. O evento contou com palestras sobre processamento de castanha e pedúnculo de caju, clones de cajueiro, produção de mudas de cajueiro e geren-ciamento de resíduos. No dia seguinte, os estudantes visitaram os laboratórios da Unidade.
A professora Nadja Lima disse que a visita mostra aos alunos o real sentido do agronegócio. "O importante é que a visita possibilita uma visão mais ampla do que é realmente o agronegócio. A Embrapa mostra o quanto se pode investir na área e nossos alunos têm a oportunidade de conhecer laboratórios aos quais não têm acesso".
Os alunos visitaram os laboratórios de Tecnologia da Biomassa, de Processos Agroindustriais, o de Embalagens e o Multiusuário de Química de Produtos Naturais. Para a estudante Joyce Amorim, do curso de Agroindústria, os laboratórios da Unidade são uma novidade. "Eles são totalmente diferente dos que conhecemos. Os equipamentos são modernos e nos deixam perplexos com tamanha tecnologia".
A atividade foi coordenada pelo Supervisor do Setor de Gestão da Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT), Afrânio Arley, e pela assistente Patrícia Cabral.
Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical
◄ Leia outras notícias