Processamento

COCAMAR: Cocamar deve ampliar produção de óleos em 18% neste ano

A meta da Cocamar é atingir este ano uma produção de 7,9 milhões de caixas de óleos


Publicado em: 24/06/2014 às 08:00hs

COCAMAR: Cocamar deve ampliar produção de óleos em 18% neste ano

A meta da Cocamar é atingir este ano uma produção de 7,9 milhões de caixas de óleos, volume 18% a mais em comparação às 6,7 milhões de caixas totalizadas em 2013. Como cada caixa acondiciona 20 frascos de 900 ml, serão nada menos que 160 milhões de embalagens, número que faz do óleo de soja Cocamar – que representa 95% do total produzido – um dos cinco mais vendidos do Brasil. Além do derivado de soja, a cooperativa oferece ao mercado óleos de milho, girassol e canola.

Eficiência - Operando em três turnos com uma equipe enxuta, de apenas 40 colaboradores, a unidade de envase tem alcançado índices de eficiência tidos como satisfatórios, de acordo com modernos padrões industriais. Para uma capacidade total de produção de 37.200 caixas/dia, a média tem ficado entre 29.700 a 30.000 caixas/dia, o que confere à indústria um grau de eficiência de 79 a 80%. Não raro, entretanto, esse índice alcança picos que podem chegar a 89%, como se viu no último dia 5 de maio, quando foram produzidos 33.265 caixas.

“A menina dos olhos” - O ritmo diário de produção está sujeito a variações causadas por eventuais paradas, o que é inevitável em uma indústria, e por diversos motivos, conforme explica o gerente industrial Valdemar Roberto Cremoneis. Segundo ele, o envase da Cocamar opera próximo a níveis de excelência e, para se ter uma ideia, o índice tido como “a menina dos olhos” das indústrias que investem em eficiência, é de 85%. O envase aprimora seus números graças ao incremento contínuo da produtividade. “É uma luta diária para a superação de metas”, afirma Cremoneis, informando que, todos os dias, se faz a medição da performance. As estratégias para continuar avançando são discutidas em reuniões com a equipe e todo o trabalho é avaliado passo a passo. “Sabemos que nossos índices, embora satisfatórios, precisam continuar evoluindo”, acrescenta o gerente.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias