Publicado em: 11/09/2015 às 19:50hs
Empresários da região apostam na bebida que conquistou os brasileiros.
Cada vez mais as cervejas artesanais estão caindo no gosto do brasileiro e no Sul de Minas até o café é usado para dar sabor à bebida. Em Guaxupé (MG), o empresário Antônio Augusto de Faria, apostou no mercado que só cresce. Da microcervejaria saem 11 tipos da bebida, inclusive uma feita com extrato de café torrado e moído, principal produto agrícola da região.
“Como me instalei em Guaxupé, a ‘terra do café’, eu tinha que fazer uma cerveja de café. Fiz parceria com mestre de torra e baristas e daí conseguimos extrair o extrato do grão torrado e moído e bolamos uma cerveja licorada com 7,5% de álcool. Uma bebida com bastante aroma e sabor de café marcante", explica o mestre cervejeiro.
Empresário em Guaxupé aposta na produção de cervejas especiais (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues / Michel Diogo)
A fábrica ainda não produz a capacidade máxima de produção de 1500 litros por mês, mas é só uma questão de tempo. “O máximo de produção até agora foi 500 litros, mas sabemos que é um mercado que só cresce e temos perspectivas futuras para que mais pra frente nossa produção aumente”, explica Antônio.
De acordo com dados de uma empresa que atua no setor de pesquisa de mercado, entre 2010 e 2013, o volume passou da bebida artesanal e especial 280 milhões para 380 milhões de litros em todo o Brasil, com o crescimento de 36% do consumo da bebida premium ou forte. Expansão que fez com que Guilherme Piva abrisse, em Poços de Caldas(MG), uma loja especializadas em cervejas especiais. A rede de franquia já tem 23 pontos no país, esse é o primeiro em Minas Gerais.
“O Brasil está se tornando a Irlanda da América do Sul com a quantidade de litros per capita vendidos. A Irlanda chega a ter 200 a 250 litros de cerveja por habitante por ano. O Brasil ainda está com 30 a 50 litros vendidos, mas a potencialidade que o país tem em se tornar um grande consumidor de cervejas especiais fez com que a gente investisse no setor”, conta o dono da loja, Guilherme Piva.
Fonte: G1 Sul de Minas
◄ Leia outras notícias