Publicado em: 14/08/2014 às 08:10hs
Investir no mercado de cereja requer ousadia e coragem e, acima de tudo, sabedoria para valorizar as experiência adquiridas no passado e perceber as nuances da realidade do presente, para então traçar um caminho a longo prazo. Desta forma, a Cervejaria Brotas Beer nasceu para contribuir com o crescimento exponencial do mercado de cervejas artesanais no Brasil e, dois anos depois de sua fundação, planeja expansão de planta industrial para aumentar a capacidade de fabricação dos rótulos.
O Início
Em 2006, o então empresário do ramo de informática, Marcio Egea Secafin, começou uma empreitada para o que se tornaria a Cervejaria Brotas Beer. “Foi folheando as páginas de um jornal com uma matéria sobre fabricação de cerveja que tive meu primeiro insight. Resolvi sair do ramo de informática para me dedicar a esse mundo de sabores complexos e corpos incríveis. Mas só depois de muitos estudos é que eu consegui colar a Cervejaria de pé”, conta o empresário.
Seis anos depois, em 2012, a Cervejaria tomou corpo e forma. Com o investimento inicial na planta industrial, a capacidade de fabricação de cervejas era de 3.000 litros ao mês, servindo apenas o mercado local. “Com o sucesso dos rótulos entre os brotenses e turistas, eu não tive dúvidas de que precisaria fazer uma adequação na marca. Com nova identidade visual e planejamento de expansão”, relembra Secafin.
Em 2013, a Cervejaria ganhou o slogan “Cerveja com classe, mas nem tanto”. Que indica tratar-se de um produto fabricado com os melhores produtos do mercado, mas sem perder o bom humor e a leveza, que são a marca registrada da Brotas Beer. Ainda em 2013, a Cervejaria ganhou também um novo sócio, Eduardo Camillo, que passou a integrar a equipe e participou efetivamente da expansão da planta industrial e dos pontos de distribuição da Brotas Beer. “No início, a distribuição das cervejas estava restrita apenas à Brotas, onde possui aproximadamente 35 pontos de venda que abastecia 3000 litros ao mês apenas na cidade. Este número equivalia a capacidade total de produção. Com a mudança da planta e aumento do volume de produção para 25.000 litros por mês, se faz necessário aumentar os pontos de distribuição para assim ganhar espaço no mercado”, explica Camillo.
Fazem parte dos planos de expansão da Cervejaria cidades maiores e próximas à Brotas como Bauru, Jau, São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto. Também no eixo Brotas – SP, em cidades como Rio Claro, Americana, Piracicaba, Campinas, Jundiaí e São Paulo. “A distribuição, porém, não se restringirá a estas regiões, queremos estreitar os laços e consolidar parcerias com distribuidores de outras áreas mais afastadas”, completa Camillo.
Além da expansão na distribuição, novos rótulos entrarão no plano da marca que, em agosto, planeja lançar os estilos Bock e Red Ale. Hoje, estão disponíveis, em garrafa de 600 ml, os estilos Pilsen, Weissbier, Dry-Stout, Red Ale e Bock, além de Chopp barril de 10, 20, 30 e 50 litros e podem ser encontrados em empórios, bares e restaurantes, lojas de bebidas especiais e cafeterias.
Identidade visual
O projeto do rótulo foi a peça final de um completo estudo de branding para a marca Brotas Beer. Ele exibe o personagem (Jacaré), minuciosamente criada para ser o “embaixador” da cervejaria e carrega todos os conceitos de qualidade e refinamento, porém com a leveza e bom humor que são os valores e a alma da Brotas Beer.
A ideia do personagem nasceu como referência ao rio Jacaré Pepira, que corta a cidade de Brotas, mas muito mais que isso, busca uma conexão com um público alvo refinado. O Jacaré veste seu terno risca de giz – cuja referência extrapola sutilmente todo o rótulo - e aristocraticamente emoldurado em uma moldura dourada, o personagem chama atenção e cativa. “Decidimos exibir os textos conceituais sobre marca e as informações das harmonizações para que a garrafa pudesse interagir com o consumidor no momento do consumo. A garrafa e o rótulo acabam sempre virando assunto nas mesas e nas rodas. O rótulo é parte de um sistema integrado de branding, com elementos que são repetidos em todos os outros pontos de contato da marca. Foi intencionalmente pensado para chamar atenção e garantir sucesso no momento de decisão do consumidor seja na prateleira ou na geladeira”, finaliza.
Saiba mais em www.brotasbeer.com.br.
Fonte: Notícia Expressa
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