Processamento

BAT Brasil avança rumo ao carbono neutro no agronegócio

A estratégia faz parte da agenda global de ESG da companhia, que pretende alcançar a meta até 2050 com todos os produtores integrados


Publicado em: 18/11/2021 às 07:00hs

BAT Brasil avança rumo ao carbono neutro no agronegócio

A BAT Brasil (ex-Souza Cruz) acaba de anunciar seu comprometimento com uma grande meta para redução das emissões de gases de efeito estufa: alcançar, até o ano de 2050, a neutralidade da emissão de carbono junto aos produtores integrados a ela. As mudanças climáticas têm trazido riscos significativos para a agricultura, em razão do aumento da temperatura e alterações nos regimes de chuvas. A iniciativa trará uma série de benefícios à cadeia produtiva e ao meio ambiente. 

Em parceria com uma empresa de consultoria em mudanças climáticas, realizou um estudo para estimar o total de gases de efeito estufa emitidos e removidos na sua cadeia produtiva, a partir de metodologias e referências internacionalmente reconhecidas. 

Além disso, com a parceria da Control Union a empresa irá validar a abordagem metodológica e monitorar, relatar e verificar os resultados obtidos. A BAT Brasil busca desenvolver e implementar um sistema que possa ser facilmente aplicado pelos produtores em suas propriedades. 

"Mais uma vez a BAT Brasil afirma seu compromisso com a sustentabilidade na produção de tabaco no país. A empresa agora segue em direção ao carbono neutro no agronegócio, buscando as melhores práticas de cultivo, bem como o apoio técnico para atender a todos os requisitos de quantificação, redução e compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa", destaca Sergio Ricardo Pereira, Diretor de Tabaco da BAT Brasil. 

A partir do estudo inicial, a empresa está desenvolvendo um piloto com a participação de produtores parceiros a fim de monitorar os indicadores relevantes de emissões e remoções. Além disso, a experiência brasileira e as lições aprendidas serão utilizadas para a implementação de atividades semelhantes em outros países, como México, Paquistão e Bangladesh. 

Segundo Sergio Ricardo, "essa inciativa visa reforçar as boas práticas já implementadas e disseminadas na cultura do tabaco e que contribuirão para o desenvolvimento de uma agricultura cada vez mais sustentável. Estamos animados e confiantes que este será um importante marco para os produtores integrados e para a BAT Brasil".