Publicado em: 14/08/2013 às 07:20hs
O AgBalance™ - ferramenta da multinacional alemã que mensura a sustentabilidade, levando em conta aspectos ambientais, sociais e econômicos – que no País é aplicada pela Fundação Espaço ECO® (FEE®), instituída pela companhia, será a referência para o Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela Revista Globo Rural e que divulgará os vencedores em dezembro.
O AgBalanceTM representa uma evolução das análises de sócio-ecoeficiência, com ênfase na avaliação da sustentabilidade na agricultura. A metodologia considera os aspectos ambientais, sociais e econômicos do segmento, além de utilizar esquemas de ponderação que permitem avaliar as práticas de produção ??de forma ampla em toda a cadeia. Para isso, 69 indicadores, ligados a um dos três pilares da sustentabilidade, são calculados por meio de aproximadamente 200 fatores de avaliação. A ferramenta já conta, inclusive, com a validação de três agências mundialmente especializadas: TÜV Süd da Alemanha, a norueguesa “Det Norske Veritas” (DNV) e a National Sanitation Foundation (NSF) dos EUA.
Segundo Oswaldo Marques, diretor de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, faz parte da estratégia da empresa dar ênfase às soluções integradas de aprimoramento para uma agricultura sustentável, especialmente em países estratégicos: “O Brasil chama a atenção de todo o mundo quando o assunto é a produção de alimentos e bioenergia. Porém, para atender a essa demanda é preciso que o agronegócio brasileiro esteja preparado para participar de processos de certificações que atendam às exigências de boas práticas de gestão cobradas pelos países importadores”, argumenta Marques.
O Prêmio Fazenda Sustentável conta com o site fazendasustentavel.com.br, em que os produtores podem inscrever suas propriedades. As categorias elencadas pela publicação são cultivos anuais, perenes e semi-perenes, pecuária, reflorestamento e grande Prêmio de Sustentabilidade para eleger o destaque entre todas as eleitas. As inscrições vão até 30 de agosto de 2013.
Fonte: X Comunicação
◄ Leia outras notícias