Outros

Soluções para cultivo protegido marcam presença no retorno da Hortitec

Para a tradicional feira que chega a sua 27ª edição e será realiza de 22 a 24 de junho, ao Parque de Exposições da Expoflora, em Holambra (SP), o Grupo Nortène levará aos visitantes todas as suas tecnologias das novas linhas de filmes para estufas e também a Polimanta® Agro para reservatórios


Publicado em: 24/06/2022 às 07:20hs

Soluções para cultivo protegido marcam presença no retorno da Hortitec

Após permanecer suspensa por dois anos, a Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas retorna com força total. A feira, que chega a sua 27ª edição, será realizada de 22 a 24 de junho, no Parque de Exposições da Expoflora, em Holambra (SP). Entre as novidades que marcam este retorno, está o Grupo Nortène, que já tem presença confirmada no evento e levará novas tecnologias das linhas de filmes para estufas e também a Polimanta® Agro para reservatórios.

O cultivo em estufas agrícolas é uma prática cada vez mais comum na agricultura brasileira, principalmente quando falamos de hortaliças, frutas, leguminosas e ornamentais. Por meio do sistema, o produtor consegue reduzir muitos riscos, pois tem segurança, principalmente contra intempéries. Estudos apontam que cultivar em estufas, em um ambiente controlado, consegue-se produtividade de até 50% maior em relação a produção em campo aberto.

Para tornar esse sistema de cultivo ainda mais eficiente, o Grupo Nortène levará ao público presente na Hortitec, a linha de filmes agrícolas. Os três novos produtos da linha Maxilux (HALS DIF AE, HALS DIF AV UV e transparente AV UV) são dotados de alta difusão e antiestático, o que impede o acúmulo de pó na superfície da estufa. Com aditivações específicas com antivírus, todos têm alta tecnologia. “São filmes que podem ser utilizados em todos os tipos de cultivo, que trazem uma qualidade de luz dentro da estufa muito grande e isso favorece a alta produtividade”, destaca Diego Schmidt, engenheiro agrônomo e inteligência de mercado.

Entre os diferenciais da nova linha, destaque para a maior taxa de fotossíntese, o que garante melhor produtividade e qualidade, uma vez que diminui o ciclo da planta. Os produtos Maxilux possuem ainda o bloqueio de UV (radiação ultravioleta) desenvolvido para impedir a queima do cultivo pela radiação ultravioleta. Todos esses benefícios só são possíveis graças à tecnologia israelense exclusiva no desenvolvimento dos filmes.

Mais destaques

Além de se preocupar em desenvolver as melhores tecnologias para garantir alta produtividade aos clientes, o Grupo Nortène também foca sua atenção na economia dos recursos hídricos que estão cada vez mais escassos. Fazer a gestão da água é uma alternativa muito eficiente para garantir que as plantas não tenham estresse ou perda de produtividade ao longo do ano. Neste contexto surge a necessidade da construção de reservatórios com geomembrana que possibilitam aos agropecuaristas o armazenamento de água da chuva (ou proveniente de um canal de adução), para irrigação de cultivos em períodos de escassez hídrica.

Além de atender essa necessidade tão fundamental, essa é uma solução que pode possibilitar a diversificação da propriedade, servindo para outras atividades que rentabilizam. Pioneira no fornecimento de reservatórios de geomembrana para o agronegócio, a empresa estudou a fundo as necessidades desse mercado, principalmente em regiões que já atuam ou poderiam atuar com irrigação por pivôs centrais, e desenvolveu a linha exclusiva Polimanta® Agro.

Uma das principais características da solução é a longevidade, que está amparada em seus sete anos de garantia, dois anos a mais com relação aos seus principais concorrentes. Com tecnologia israelense, o reservatório Polimanta® é produzido com Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que confere resistência a agentes químicos, a raios UV e à oxidação. Tem também elevados índices de resistência à perfuração, à tração e a rasgos, característica que dá segurança hídrica e financeira. “Ao decidir pela instalação, o produtor recebe apoio completo no projeto, com instaladores indicados e credenciados pela Nortène”, diz Schmidt.

A feira

A edição 2022 da Hortitec espera reunir 470 empresas expositoras brasileiras e estrangeiras e projeta receber mais de 30 mil visitantes. Nos quase 30 mil m² da exposição, profissionais de agribusiness e produtores de hortaliças, flores, frutas, florestais e mudas vão encontrar os maiores e mais importantes fornecedores de sementes, estufas, máquinas, equipamentos e insumos diversos, além das tecnologias mais inovadoras em produtos e serviços.

A Hortitec é um evento tradicional tanto na horticultura protegida quanto para campo aberto, uma vitrine de novas tecnologias que reúne todos os fornecedores de insumos e produtores do Brasil, América Latina e de diversos outros países.  Para Schmidt, é o momento para que os visitantes conheçam essas ferramentas, troquem informações com o objetivo sempre de aumento de produtividade, ainda mais agora com custos de produção aumentados. “O produtor precisa encontrar alternativas para ser cada vez mais eficiente melhorando suas margens”, disse.  “Já estivemos em outras edições da feira e vamos participar sempre, pois é muito importante essa exposição para apresentar as nossas soluções e novidades do setor”, completa o engenheiro agrônomo.

Fonte: Ruralpress

◄ Leia outras notícias