Outros

Setor sucroalcooleiro teve recuo na oferta

Marcado por reduções no volume de cana-de-açúcar moída, o setor sucroalcooleiro teve recuo na oferta de açúcar e álcool em 2011 no Paraná


Publicado em: 11/01/2012 às 12:50hs

Setor sucroalcooleiro teve recuo na oferta

Dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apontam que a açúcar sofreu redução de 4,3% em comparação a 2010, com volume de 2,89 milhões de toneladas. Mas a maior redução ocorreu no álcool, que foi 11,2% inferior a 2010, somado 1,43 bilhão de litros.

Em relação ao volume de cana moída, as usinas paranaenses fecharam o ano com 41,5 milhões de toneladas processadas, volume 4,2% inferior ao de 2010. ''Esse é o segundo menor volume em cinco anos'', revela o coordenador do setor sucroalcooleiro da Seab, Disonei Zampieri. A área plantada com cana no Paraná totalizou 645 mil hectares em 2011 e a primeira previsão para 2012 indica um crescimento de 1,2%, alcançando uma área de 652,8 mil hectares. No ranking nacional, o Paraná é o terceiro estado em produção de açúcar e o quinto em álcool.

Zampieri explica que desde 2007 há uma euforia pela ampliação do setor no País, e também no Paraná, que não se concretizou. De acordo com ele, o crescimento registrado no Sudeste e Centro-Oeste, principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, resultou no afastamento do Paraná da segunda colocação nacional, que tradicionalmente ocupava. ''O investimento em renovação e ampliação dos canaviais foi insuficiente. O clima também prejudicou a cultura, mas os investimentos poderiam ter sido feitos paulatinamente ao longo dos anos'', avalia o coordenador.

Fonte: Folha Web

◄ Leia outras notícias