Publicado em: 14/05/2013 às 18:10hs
Na pauta, assuntos como o Cadastro Ambiental Rural, Programa de Aquisição de Alimentos, Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e armazenagem. “Precisamos discutir estratégias para levar até a comunidade os diversos programas governamentais. É importante nos aproximarmos das cooperativas para fortalecimento do setor”, disse o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.
O CAR é um cadastro eletrônico que permite a regularização ambiental dos estabelecimentos rurais. Essa ferramenta intensifica o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas. O produtor rural que se cadastrar no CAR poderá obter licenças ambientais com maior facilidade.
Já o PAA pretende fortalecer a agricultura familiar por meio de ações governamentais, como a comercialização de alimentos, produzidos por agricultores familiares e assentados da reforma agrária, a preços compatíveis aos dos mercados regionais.
O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem como objetivo, padronizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir, aos consumidores, a segurança alimentar. Durante a reunião, também foram tratados temas como armazenagem.
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias