Outros

Seminário sobre Agroindústrias reúne gestores e produtores

Visita técnica ocorreu na Associação dos Produtores de Leite de Cabra (Ascabras)


Publicado em: 08/12/2014 às 13:20hs

Seminário sobre Agroindústrias reúne gestores e produtores

Com a presença de gestores responsáveis pela implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em vários municípios do Estado, além de produtores, o 1º Seminário de Capacitação em Segurança Alimentar na Agroindústria foi realizado na última quinta-feira, dia 04. Na parte da manhã, o evento foi realizado no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro) e no período da tarde, com visita técnica na Associação dos Produtores de Leite de Cabra (Ascabras), no Assentamento Coqueirinho em Palmas. O evento tem como objetivo trazer mais segurança alimentar ao consumidor, que consequentemente deve agregar renda e valorização ao seu produto.

Durante a ocasião foi destacada a importância do SIM na produção local, enfatizando que além dos produtores, a sociedade também precisa ter conhecimento do selo e dos benefícios agregados a ele. O interesse em inserir o SIM nos produtos dos municípios tocantinenses, inclui uma série de benefícios como a credibilidade junto ao consumidor, produtos com maior valor agregado, qualificação das agroindústrias locais e da mão de obra, além de outros pontos que contribuem para o reconhecimento e a legalização dos produtos de origem animal.

Para o Diretor de Fomento à Agropecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, é de suma importância o interesse dos próprios gestores de prefeituras municipais em implantar o SIM em seus municípios, pensando em contribuir para o reconhecimento dos produtos desenvolvidos no Estado. “O evento surgiu para esclarecer e orientar os gestores interessados em obter o SIM. O Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura buscam maior segurança alimentar ao consumidor e com isso, o produtor agrega renda e valorização de mercado ao seu produto que tem qualidade assegurada”, conclui Vasconcelos.

Segundo o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, atualmente mais de 50% dos municípios do Tocantins estão com a inclusão do SIM, aprovada ou em andamento. “É de total relevância que as atividades voltadas para o conhecimento e aprimoramento do produtor rural, sejam realizadas com frequência, dando ainda continuidade nas ações já implantadas e que trazem benefícios para a produção do Tocantins”, ressalta Padua.

Na ocasião, foi ressaltado que o consumo de produtos de origem animal sem inspeção apresenta riscos à saúde pública. A realização de ações e atividades voltadas para a segurança alimentar, incentivam as pequenas empresas e empreendedoras a saírem da clandestinidade para oferecer aos consumidores, alimentos com qualidade e segurança garantida.

Cuidados no Consumo

Na compra de qualquer tipo de alimento é importante que o consumidor se atente às embalagens que possuem rótulos indicando o endereço do fabricante, contato, data de fabricação e prazo de validade. Para alimentos refrigerados deve-se levar em consideração a temperatura de conservação. Os alimentos de origem animal devem possuir o carimbo de inspeção, seja municipal, estadual ou federal.

Participantes

Na visita à Associação, a educadora sanitária e bióloga Vilma Lúcia Neca falou sobre o interesse dos produtores em implantar o SIM nas agroindústrias no município de Gurupi, a 230 km de Palmas. “Notamos um grande interesse dos produtores, eles buscam a melhoria da qualidade dos produtos, agregando valores para comercialização”, disse.

Já a produtora do município de Itacajá Vilma Alves Sousa, disse que pretende trabalhar na produção de leite e derivados. “A atividade leiteira é lucrativa e queremos começar em breve. Para tanto, estamos buscando a legalização para trabalhar neste ramo de atividade e aumentar a nossa renda”, argumentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias