Outros

Ranking de usinas exibe em números força presente na Fenasucro 2013

Das 401 usinas de açúcar e etanol, 172 estão instaladas no Estado de São Paulo. Frente a adversidades, setor recebe incentivos federais para produção que abrange 23 estados brasileiros


Publicado em: 09/05/2013 às 07:40hs

Ranking de usinas exibe em números força presente na Fenasucro 2013

Os últimos incentivos anunciados pelo governo federal, em auxílio ao setor sucroenergético, como a redução do PIS/COFINS do etanol, as novas condições para crédito à estocagem, além da decisão de manter a oferta de crédito para renovação de canaviais com taxa de juros mais atrativa devem servir de estímulo para uma virada no setor de cana-de-açúcar no Brasil, que, apesar dos desafios recentes, ainda ocupa força inigualável na economia brasileira. No país são ao todo 401 usinas, produzindo etanol e açúcar. São 294 unidades mistas, 95 dedicadas exclusivamente ao álcool e 10 ao açúcar, sendo que duas unidades não apresentam lançamento, de acordo com o Ministério da Agricultura,  Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Esse enorme potencial tem um espaço privilegiado de exposição na FENASUCRO - 21ª Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergético promovida pela Reed Multiplus, associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, o CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Biocombustíveis) e o Sindicato Rural de Sertãozinho. Pelos números do MAPA, o setor sucroenergético está em 23 estados da federação, sendo a maior concentração em São Paulo, com 172 usinas, seguido de Minas Gerais, com 41; Goiás com 34, Paraná com 30, Alagoas com 24, Mato Grosso do Sul com 23,  Pernambuco com 20, Mato Grosso com 11 e Paraíba com 9 fábricas. Segundo a consultoria Datagro, apenas o Centro-Sul, isoladamente, deve produzir  24,07 bilhões de litros e etanol. O Nordeste, na mesma safra 2012/2013, chegará aos 1,6 bilhão de litros.

“Colocamos em pauta os problemas e as soluções para nosso setor – explica Antonio Tonielo Filho, presidente de CEISE Br, - buscamos a união de cada um dos elos da cadeia produtiva, visando o crescimento e desenvolvimento sustentável do setor. Mas o sucesso não depende somente do plantar, colher, transportar e vender bem o produto final. A Fenasucro, maior feira do setor sucroenergético do mundo, oferece oportunidades imperdíveis aos empresários, porque reúne em um só lugar o que há de mais moderno para as empresas do setor”.

Nova Fenasucro para uma nova realidade

A edição deste ano da feira, que acontece no Centro de Eventos Zanini em Sertãozinho (SP), integrará em um único evento setores das já tradicionais FENASUCRO e AGROCANA, para proporcionar aos visitantes o contato com a parte agrícola e industrial na mesma oportunidade – além do novo setor voltado inteiramente para Transporte e Logística. Na NOVA FENASUCRO, os expositores terão a chance de estar em contato com os maiores representantes de todas as áreas do setor.

Mais informações em www.fenasucro.com.br

Fonte: 2PRÓ Comunicação

◄ Leia outras notícias