Publicado em: 29/09/2014 às 16:50hs
O desempenho na operação de carga conteinerizadas já apresenta desde o ano passado um destacado incremento de produtividade, superando, inclusive, alguns dos principais complexos portuários do mundo como Roterdã, na Holanda, e Hamburgo, na Alemanha, na movimentação de contêineres.
Em 2013, a carga conteinerizada atingiu um crescimento de 8,8%. O índice é o maior do Brasil no ano e superior a média mundial (4,8%), conforme a consultoria marítima Drewry Maritime Research. Como comparação, o maior porto do mundo em operação de contêineres, Xangai (China), obteve crescimento de 3,3% em relação a 2012 (Lloyds).
Entre os destaques na exportação está o aumento de 6,3 por cento no complexo soja (grãos e farelo), com o farelo de soja ampliando em 49,8 por cento os embarques realizados até agosto.
O Porto de Santos, localizado nos municípios de Santos e Guarujá, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro. O terminal exporta e importa grãos (soja, algodão, arroz e feijão, arroz, café, entre outros), fertilizantes, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.
Fonte: Porto de Santos
◄ Leia outras notícias