Publicado em: 19/11/2013 às 14:40hs
A exposição de artesanato e a comercialização de produtos coloniais, como embutidos, cucas, doces, mel, vinhos e sucos, atraíram milhares de visitantes ao Pavilhão, cuja organização coube à Emater/RS-Ascar, que também divulgou o trabalho da extensão rural na área técnica e social.
No “Mundo da Fruticultura”, foram expostas variedades de mudas frutíferas e exemplares de frutas produzidas na região do Alto Uruguai, com destaque para os citros, que ocupam maior área de cultivo na região. A fruticultura na região é beneficiada pelo microclima da costa do Rio Uruguai, onde há possibilidade de cultivos de espécies tropicais como banana, abacaxi e mamão.
No “Mundo das Plantas Medicinais”, o público pôde ver como funciona o Relógio do Corpo Humano, um horto que associa a ação farmacológica das plantas bioativas com o funcionamento dos principais órgãos do corpo humano. Esta estrutura é usada, principalmente, com escolares e grupos de mulheres e idosos nas comunidades. No espaço, também foram expostos temperos naturais.
As diferentes atividades que envolvem a cadeia produtiva do reflorestamento, da produção de mudas e adubos aos diversos produtos obtidos com a atividade, fizeram parte do “Mundo do Reflorestamento”. Este espaço também apresentou produtos de preservação da madeira, moirões, postes, tratados em autoclave, além de mudas exóticas e nativas.
No “Mundo da Armazenagem”, os técnicos da Emater/RS-Ascar construíram um protótipo de silo com objetivo de chamar atenção dos visitantes para a simplicidade do sistema de armazenagem exposto e as vantagens para o produtor em conservar os grãos na propriedade.
A Agroecologia também foi tema de um espaço na Frinape 2013, onde a Emater/RS-Ascar mostrou sistemas de hortas suspensas, com produção agroecológica, produção em canteiro suspenso com substrato, entre outras informações da agroecologia.
No “Mundo da Irrigação”, foram demonstrados sistemas de irrigação por gotejamento e por aspersão. No local, os técnicos da Emater/RS-Ascar orientavam os visitantes e repassavam informações sobre os diferentes sistemas.
Os visitantes também puderam conhecer um pouco das ações da Emater/RS-Ascar na área de turismo rural, através do trabalho realizado pela Instituição junto às agroindústrias familiares, ajardinamento e embelezamento das propriedades, utilização de plantas bioativas, buscando aliar produção, turismo rural, cuidados ambientais e lazer nas propriedades, visando ainda à permanência das famílias no meio rural.
Também foram apresentados os espaços dedicados à habitação rural, crédito rural, ensino agrícola, empreendedorismo e cooperativismo.
Frinape
A Frinape é um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia, artesanato, tecnologia e shows. É uma realização da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim e Prefeitura Municipal de Erechim. A primeira edição aconteceu em 1966. Desde então, a Feira tem sido realizada com a participação da comunidade regional, que busca, a cada nova edição, maior valorização e divulgação de seus potenciais, e alavancar não só negócios, mas, principalmente, o desenvolvimento regional.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias