Outros

JBS troca experiências sobre melhores práticas de ESG no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento da Abras

Evento contou com a participação do CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, e do diretor de Sustentabilidade da Companhia, Márcio Nappo


Publicado em: 22/06/2021 às 13:50hs

JBS troca experiências sobre melhores práticas de ESG no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento da Abras

A JBS participou na quinta-feira (17.jun) do 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, realizado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O evento, comandado pela jornalista Rosana Jatobá, teve patrocínio da JBS e reuniu lideranças e autoridades para trocar experiências sobre os principais desafios da cadeia de abastecimento e as melhores práticas ESG.

O CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, fez uma participação especial na abertura do painel Impacto Social e Ambiental. Em sua mensagem, falou diretamente com as lideranças sobre a urgência de se frear as mudanças climáticas. O executivo lembrou a importância do papel das empresas como agentes transformadores para combater o aquecimento global: “O setor privado tem papel crucial. Temos o poder de promover uma nova revolução verde e temos que ter clareza de que, se seguirmos produzindo como fazemos hoje, não há plano b. A solução está diante de nós, na natureza, na agropecuária. Temos que trabalhar juntos”. 

Tomazoni destacou ainda o compromisso Net Zero 2040 da JBS, pelo qual a Companhia se comprometeu a zerar o balanço de suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2040 em toda a sua cadeia produtiva. “Sustentabilidade é o farol que nos guia. Não só porque é a coisa certa a ser feita, mas porque é a única opção”, afirmou.

Mais tarde, o diretor de Sustentabilidade da JBS, Márcio Nappo, foi um dos palestrantes do painel Cases de Sucesso da Cadeia de Abastecimento. Ele dividiu o debate com executivos de outras grandes empresas dos setores de supermercados e alimentos. Com uma dinâmica de apresentar desafios e soluções da agenda ESG que podem ser incorporados à cadeia produtiva, os painelistas discorreram sobre os principais temas pertinentes a seus setores.

Nappo destacou duas das principais ações que orientam a Companhia: a redução da intensidade das emissões de carbono e a rastreabilidade de toda a cadeia de fornecedores de bovinos. O executivo citou que a JBS, líder global no setor de proteínas e a segunda maior empresa de alimentos do mundo, trabalha desde 2009 com um sistema de monitoramento via satélite de seus fornecedores de bovinos no Bioma Amazônia e que todas as fazendas que fornecem para a Companhia precisam estar em conformidade com as leis ambientais, entre outros critérios socioambientais. Nappo citou ainda a dimensão desse monitoramento: “É uma área que corresponde a uma vez e meia a área da Alemanha na Amazônia”. 

O executivo complementou citando a Plataforma Pecuária Transparente, ferramenta da JBS que usa tecnologia blockchain para estender o mesmo monitoramento para os fornecedores dos fornecedores da Companhia, ampliando a rastreabilidade da matéria-prima. Uma iniciativa que já está sendo implantada com sucesso e que nasceu com o objetivo de se tornar uma solução para todo o setor. 

Além disso, Nappo ressaltou que o projeto também pretende ajudar os fazendeiros que apresentarem não conformidades. “Queremos ajudar a melhorar a gestão da fazenda. Por isso, criamos os Escritórios Verdes, que ajudam os produtores a fazer essa regularização”.

Para conhecer melhor os esforços da JBS para ampliar a sustentabilidade de sua cadeia produtiva, visite: https://jbs360.com.br/

Para concluir o painel, cada participante listou quais são os principais desafios e soluções que encontram relacionados à agenda ESG em suas companhias. Nappo citou a importância do reflorestamento de áreas degradadas e reforçou o objetivo da JBS de se tornar Net Zero até 2040.