Publicado em: 05/03/2013 às 10:40hs
As empresas brasileiras que participaram da Gulfood fecharam negócios e esperam receber mais pedidos nos próximos meses. A feira da indústria alimentícia ocorreu durante a última semana, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a avaliação geral das companhias é que o número de visitantes e de contatos realizados foi maior do que em outros anos.
No caso do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que levou oito expositores à mostra em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o retorno dado pelas empresas foi de que foram realizados negócios no valor de US$ 8,5 milhões, 30% a mais do que na edição de 2012. Para os próximos 12 meses, a expectativa é de US$ 36 milhões em contratos decorrentes da mostra.
“Os empresários ficaram muito satisfeitos com os resultados e com o movimento da feira. A avaliação é de que a quantidade e a qualidade dos contatos foi maior do que em 2012. A Gulfood é uma excelente opção para mostrar a diversidade dos produtos brasileiros. Dois destaques dessa edição, por exemplo, foram o açaí e o suco de caju. Os árabes buscam novos sabores e esta é uma oportunidade para apresentá-los”, afirmou o CEO e diretor geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.
Os expositores brasileiros foram reunidos em estandes divididos por tipos de produtos. Cada um dos espaços foi organizado por uma entidade setorial em parceria com a Apex. Além das frutas, havia os estandes da carne bovina, do frango, dos biscoitos e massas, dos doces e do café. Algumas companhias tiveram instalações próprias.
No estande da Câmara Árabe e da Apex, empresários brasileiros que não estavam expondo puderam ter uma base para fazer contatos. “Todas as empresas com quem nossa equipe conversou ficaram satisfeitas com o apoio das duas entidades. Tivemos a informação que o pavilhão estava bastante lotado e a gama de produtos ofertados foi muito boa. Realmente, é o lugar para se fazer bons negócios todos os anos”, destacou Alaby, ressaltando a presença maciça não só de visitantes árabes, mas também de asiáticos, africanos e europeu.
A equipe da Câmara Árabe também teve reuniões com entidades interessadas em promover negócios com o Brasil, como as agências de promoção de exportação do Catar e da Líbia, a DMG, organizadora da Gulfood, e a Dewa, empresa pública de eletricidade e água de Dubai.
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.
Fonte: A4 Comunicação
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