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Etiquetas RFID estão entre as soluções para atender as exigências de transparência no setor alimentício

Identidades digitais para alimentos permitem responder às expectativas de transparência do consumidor para sustentabilidade e segurança, além de atuarem como ferramenta vital para que as empresas tragam maior eficiência aos seus processos internos


Publicado em: 11/03/2021 às 09:40hs

Etiquetas RFID estão entre as soluções para atender as exigências de transparência no setor alimentício

Os novos hábitos do consumidor demonstraram suas expectativas quanto à transparência das empresas ao oferecerem seus produtos nas gôndolas. Não estamos falando somente do quesito sustentabilidade, mas também temas relacionados a questões de saúde, higiene e segurança, que cresceram de forma acentuada nos últimos meses. 

Falamos de tendências relacionadas às preocupações com o meio ambiente e desenvolvimento de produtos, embalagens e rótulos sustentáveis, e também de gestão de resíduos e controle de desperdícios. A expectativa do consumidor é obter informações precisas sobre como, exatamente, o produto chega ao supermercado e sua procedência, questões que, até então, eram aparentemente impossíveis de serem visualizadas por ele.

Em todos esses processos, o encontro da ciência dos materiais e da inovação digital é a chave para um futuro mais transparente. As empresas alimentícias pioneiras em inovação estão usando a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) para destacar suas cadeias de abastecimento, tornando-as mais transparentes. O blockchain - um protocolo para armazenamento de informações com segurança - tem um enorme potencial para empresas que buscam aumentar seus esforços de transparência, uma abordagem que, em última análise, significa que os consumidores finais podem ter acesso e conhecer de onde vem os ingredientes. 

Além disso, quanto à Identidade de Radiofrequência (RFID), as soluções servem como ferramenta de sustentação para um blockchain, isso pode levar a fluxos com maior transparência, mais segurança e administração automatizada das operações, por meio do uso de contratos inteligentes, eliminando muita complexidade da cadeia de suprimentos. 

"As soluções como o RFID e o QR Code permitem que as empresas ofereçam aos consumidores um nível de confiança nunca antes visto. A introdução das identidades digitais, ampliação da rastreabilidade e o uso de materiais sustentáveis faz com que a transparência ofereça aos consumidores os mais altos padrões de visibilidade, segurança e autenticidade possíveis, enquanto dá às empresas controle total sobre suas redes de abastecimento. Em tempos de crise, essas tecnologias permitiram que empresas destinassem os produtos para onde eram demandados, atendendo as necessidades do consumidor de forma rápida e eficaz", comenta Fabiana Wu, gerente de RFID da Avery Dennison. 

Antes considerada uma questão supérflua, a nova transparência não é apenas uma tendência de expectativa do consumidor; também é uma ferramenta poderosa para as empresas otimizarem suas cadeias de abastecimento e trazerem maior eficiência aos seus processos. Interna e externamente, os benefícios obtidos com as inovações que combinam materiais e tecnologia são um investimento fundamental para negócios, tanto nos espaços B2B quanto B2C. Diante de padrões de consumo cada vez mais exigentes, que espelham suas escolhas na reputação e boas práticas da indústria, é preciso acompanhar essas mudanças de comportamento para se manter em sintonia com as preferências do cliente final. 

Além de todos esses benefícios, a tecnologia RFID ainda contribui para melhorar a eficiência e aumentar a visibilidade em toda a cadeia produtiva. Sua utilização permite uma gestão precisa dos estoques, com melhor controle de qualidade e da validade dos produtos, evitando a escassez de itens e reduzindo o tempo de inventário das empresas. Além disso, otimiza a distribuição e possibilita o acompanhamento das entregas em tempo real, assim como o planejamento de rotas, com um rastreamento logístico de ponta a ponta.

Fonte: AtitudeCom

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