Outros

Eleição da nova diretoria, shows e muita comemoração no cinquentenário da Cocari

AGO, shows e muita comemoração no cinquentenário da Cocari


Publicado em: 10/02/2012 às 13:40hs

Eleição da nova diretoria, shows e muita comemoração no cinquentenário da Cocari

O aniversário de 50 anos da Cocari, comemorado nesta terça-feira (7/2), foi um dia marcado pela emoção. As atividades comemorativas tiveram início pela manhã, com a visita de um grupo de cooperados das regionais da área de ação da cooperativa às obras da Unidade Industrial de Aves (UIA). Os visitantes se mostraram surpresos com a magnitude do empreendimento. Alguns não conheciam o local e ficaram maravilhados com o que viram, o que para eles demonstra a preocupação da cooperativa em investir em novas frentes que promovam o crescimento tanto da cooperativa quanto de seus cooperados, já que eles são os donos da Cocari. No canteiro de obras, neste momento, dezesseis empresas trabalham a todo vapor, com o objetivo de preparar a unidade para a inauguração prevista para agosto deste ano.

Mesa diretiva – Durante a programação, a cooperativa realizou sua 118ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), para prestação de contas aos associados e eleição da nova diretoria. A mesa diretiva contou com as presenças do presidente da Cocari, Vilmar Sebold; o vice-presidente, Luiz Carlos Fermino da Rocha; o diretor executivo de Novos Negócios, Dr. Marcos Trintinalha, prefeito e vice-prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior e Luiz Claudio Fachini, respectivamente; o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski; o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, Antonio Rodrigues, representando o Deputado Federal Luiz Nishimori; José João Vituri, da SEAB de Maringá, representando o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. O presidente e vice-presidente da Sicredi Agroempresarial PR, Agnaldo Esteves e José Nialdo Favoreto; o presidente do Sindicato Rural Patronal de Mandaguari, Antonio Galera Gonçallez; a diretora presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo; e o representante do BRDE, Tiago Marquardt Pesch; o vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Junior, além dos membros dos conselhos de Administração e Fiscal da Cocari.

Também compuseram a mesa, Dr. Gabriel Neves Caleffi, que presidiu a assembleia de constituição da Cocari, em 1962; Dr Oripes Rodrigues Gomes, que foi o primeiro presidente da cooperativa, e cuja gestão se estendeu de 1962 a 1983. Também esteve presente Dorival Malacario, presidente da Cocari entre os anos de 2004 e 2008, sendo eleito posteriormente presidente de honra da cooperativa.

Participaram da AGO cerca de 600 pessoas, entre cooperados, colaboradores e convidados.

Nova diretoria – Foram eleitos para o Conselho de Administração, gestão 2012 a 2015, por unanimidade, os seguintes membros: Vilmar Sebold (presidente), Marcos Antonio Trintinalha (vice-presidente) e os diretores conselheiros Carlos Roberto Favoretto, Gines Ortega Peres Filho, João Carlos Obici, João Dutra Guerra, José Carlos Moreschi, Lourival Augusto Cestari e Milton Jorge Dariva. Dorival Malacario foi reeleito presidente de honra da Cocari.

Para o Conselho Fiscal, gestão 2012, também por unanimidade, foram eleitos Antonio Marcos Sossai, João Batista Ferri e Milton Luiz Campana como membros efetivos. Já os suplentes são: Claudio Betoni, Elizeu David e José Antonio da Silva Goes. O vice-presidente Luiz Carlos Fermino da Rocha, que deixou o cargo, foi homenageado durante a assembleia, assim como os demais membros dos conselhos Administrativo e Fiscal. Fermino da Rocha, colaborador da COCARI a mais de 32 anos,  continuará à frente da Divisão Comercial e Industrial da Cocari, cargo que acumulava com a vice-presidência.

Para a gestão que se inicia, Sebold já sabe o que esperar. “Daqui para frente, novamente na presidência, o que temos é muito trabalho. Nós trabalhamos muito, nós todos da Cocari, toda a equipe”, disse Sebold.

Futuro – Sobre o futuro da cooperativa, ele disse que a meta é trabalhar preparando sucessores e comentou sobre um projeto encaminhado à Ocepar, para ser a analisado e, sendo aprovado, realizado por meio do Sescoop/PR. O objetivo do projeto é a formação de pessoas para os futuros  conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa. “Estamos fundamentalmente preparando sucessores. Foi isso que conseguimos hoje apresentar em assembleia, um projeto inédito, para entrar num processo de formação de pessoas que, no futuro, venham a ocupar postos na cooperativa, para que haja uma sucessão sem ruptura na continuidade. Porque nós temos que saber: competimos no mercado e o mercado sempre foi, de tudo que existe na natureza, o maior dos predadores, esclarecendo que em seu ponto de vista, o mercado sempre vai eliminar os mais frágeis e os mais lentos. E nós não queremos ser os mais frágeis nem os mais lentos. E para isso, temos que preparar sucessores”, enfatizou.

Homenagem aos pioneiros – Durante a assembleia, alguns momentos foram reservados para homenagear os pioneiros da cooperativa, responsáveis diretos pela criação da Cocari, em 1962. Estiveram presentes e compondo a mesa diretiva, dois dos fundadores: Gabriel Neves Caleffi, que presidiu a assembleia de constituição da cooperativa e Dr. Oripes Rodrigues Gomes, que foi o primeiro presidente da Cocari. Caleffi sempre foi reconhecido pelo entusiasmo na luta pela fundação da Cocari e ainda hoje se intitula um provocador. “Hoje, é só parte de vaidade, eu fui o provocador. O maior mérito meu é porque na ocasião não existia aqui ninguém para iniciar o movimento e eu puxei a fieira, eu comecei, eu provoquei, mas tive a felicidade de ter indicado o líder, que era o Oripes”, elogiou o companheiro.

Dr. Oripes, emocionado, se disse lisonjeado com a homenagem prestada pela cooperativa. “Eu me sinto muito feliz, muito lisonjeado com essa homenagem feita a todos nós. É uma homenagem a uma época que passou, com pessoas realmente extraordinárias. Os produtores tinham um sentimento de união muito grande, uma solidariedade imensa, e isso me deixa muito contente com esse progresso da cooperativa a qual eu dediquei minha vida por mais de 20 anos”, disse.

Cinquentenário – Vilmar Sebold falou da alegria de comemorar os 50 anos da cooperativa e que as atividades comemorativas do dia estavam envoltas no mais forte dos sentimentos: o respeito. “O dia foi de respeito ao associado. Tivemos uma assembleia diferenciada, durante a qual pudemos homenagear nossos fundadores, aqueles que começaram efetivamente a Cocari, que representam o começo da cooperativa.”

O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, parabenizou a iniciativa da diretoria em prestar a homenagem aos pioneiros. “Cada um à sua maneira colocou um tijolinho na construção dessa importante sociedade e isso permitiu que a cooperativa chegasse aos 50 anos”, ressaltou.

Koslovski avaliou como muito positivo o momento que a cooperativa atravessa, registrando total recuperação de sua situação financeira nos últimos 10 anos. “Fico feliz em participar desse momento, em que a cooperativa completa 50 anos com uma saúde financeira muito boa e melhorando a cada ano e, sobretudo, mostrando que o cooperativismo é uma excelente alternativa para o agricultor. Tanto isso é verdade que a cooperativa está entrando num processo de industrialização com uma estabilidade muito forte e isso vai permitir que haja uma segurança maior para o cooperado”, disse Koslovski, destacando que parte do sucesso da Cocari se justifica na opção pela gestão profissionalizada adotada pela diretoria. “O Vilmar investiu muito em profissionalização e este foi o principal diferencial que acabou fazendo com que a cooperativa pudesse reverter uma situação de dificuldade para uma situação muito boa, na qual se encontra hoje. Queremos parabenizar especialmente aos cooperados que acreditaram na Cocari e no cooperativismo”, finalizou.

Registro da história – Como forma de homenagear os fundadores e também os continuadores da cooperativa, durante as festividades foi lançado o livro “Do ouro verde ao ano dourado – meio século de história”, que conta a história da cooperativa desde que foi idealizada e fundada, em 7 de fevereiro de 1962, por 20 cafeicultores que buscavam justiça na comercialização de seus produtos. São personagens do livro alguns dos principais responsáveis pela fundação e viabilização da cooperativa, a exemplo de Gabriel Neves Caleffi, José Cupertino Falleiros e Antonio Galera Gonçallez, que alugou o primeiro armazém para que a Cocari pudesse receber a produção de seus cooperados. A história gira em torno da gestão dos cinco presidentes da Cocari durante o cinquentenário: Dr. Oripes Rodrigues Gomes, o primeiro presidente, que ficou à frente da cooperativa por 20 anos; Amaro Assumpção; Dr. Décio da Silva Bacelar; Dorival Malacario e Vilmar Sebold. Depoimentos dos presidentes e dos colaboradores que acompanharam a trajetória da cooperativa dão um toque de emoção à história.

Apresentações artísticas – Durante o jantar, houve a apresentação do grupo de viola de Marialva, Orquestra Raiz Sertaneja, que abrilhantou o momento e serviu de aquecimento para os shows realizados em homenagem aos cooperados, que foram realizados na Associação Rural de Mandaguari, reunindo aproximadamente 12 mil pessoas, com apresentação do grupo Barra da Saia, agradando aos jovens com repertório eclético. E fechando a noite com chave de ouro, os 50 anos da Cocari foram comemorados com um belíssimo show pirotécnico, seguido pela apresentação do cantor Sérgio Reis, que fez a alegria de pessoas de todas as idades.

Famílias inteiras cantavam e dançavam ao som animadíssimo do cantor e sua banda, fazendo extravasar alegria e aflorar emoções. “Eu estava na frente de um produtor da Cocari e eu não sabia se olhava para o Sérgio Reis ou para ele, tamanha era a emoção que ele demonstrava e fiquei observando as reações dele e a emoção aflorava a cada instante, a cada música. Ele fazia questão de cantar antes a letra do que o próprio Sérgio Reis. Isso não tem preço”, resumiu o presidente da Cocari.

Futuro promissor – As comemorações do cinquentenário da Cocari abrilhantaram mais um ciclo da cooperativa, dando início a novas etapas que já vêm sendo planejadas e executadas ao longo dos últimos anos e a Cocari de hoje, forte e consolidada, já colhe frutos desse cenário ainda mais promissor.

Fonte: Imprensa Cocari

◄ Leia outras notícias