Publicado em: 23/11/2023 às 07:30hs
Durante o processo de colheita, é comum que os grãos não estejam nos níveis de umidade adequados, tornando-os mais suscetíveis ao desenvolvimento de fungos, bactérias e insetos. A secagem correta dos grãos pode evitar a deterioração, minimizar as perdas após a colheita e preservar as características nutricionais e comerciais dos grãos.
A empresa brasileira Effatha Agro, especializada em aplicação de frequências via satélite, traz ao mercado agrícola mais uma solução de seu portfólio, o método de secagem de grãos, que tem como objetivo reduzir o nível de umidade das plantações. Por meio de baixas frequências via satélite, é indicado aplicar o tratamento quando o grão já estiver totalmente formado, o que resulta em uma aceleração do processo de secagem e um adiantamento da colheita. No setor de armazenamento de grãos, uma secagem adequada desempenha um papel essencial na garantia da qualidade, segurança e lucratividade dos produtos, também tendo como benefício acelerar o escoamento de grãos na data desejada sem causar atrasos logísticos.
Um controle inadequado da umidade pode levar a perdas significativas de peso, queda na qualidade, formação de micotoxinas e diminuição do valor de mercado dos grãos. Segundo uma projeção feita pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), somente 15,3% dos armazéns estão estrategicamente localizados em fazendas, objetivando diminuir perdas e manter a qualidade dos produtos.
“Esperamos que essa solução contribua para a promoção de colheitas mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis, sem que haja prejuízos e perda de qualidade dos grãos. Os produtores rurais devem investir fortemente em tecnologias e soluções pensadas em preservar os recursos naturais, uma vez que essa é uma ação de investimento tanto a curto, quanto a longo prazo”, explica o CEO da Effatha Technology, Marcelo Leonessa.
Fonte: PR & Conteúdo | Arebo
◄ Leia outras notícias