Publicado em: 15/08/2013 às 09:00hs
Os 41 visitantes são associados, conselheiros e funcionários da cooperativa Union de Posse, de Justiniano Posse, cidade localizada na província de Córdoba, na Argentina. O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, recepcionou o grupo e agradeceu por terem incluído a Copagril no roteiro de visitação. Ele apresentou a cooperativa e suas atividades, destacando sua importância para o desenvolvimento da região. “Espero que as informações repassadas a vocês possam contribuir para o crescimento da cooperativa, em Justiniano”, ressaltou.
Apresentações - Na parte da manhã, o encarregado pela Assessoria de Planejamento, Qualidade e Comunicação Social da Copagril (APQCS), Matias Graff, realizou a apresentação institucional da cooperativa, demonstrando as atividades, o volume de produção e o faturamento. A assessora de cooperativismo da Copagril, Cremilde Andreolli, falou da responsabilidade social, ressaltando o trabalho desenvolvido com os associados e os familiares. Ela explicou a estruturação dos núcleos cooperativos, Comitês de Jovens e Femininos e o Cooperjovem, e como é feita a formação da diretoria da cooperativa. Os representantes da Union de Posse também falaram um pouco da realidade deles. A cooperativa argentina é formada por 650 associados, e trabalha com o cultivo de grãos – milho, trigo e soja - e possui uma fábrica de rações.
Tarde - Dando continuidade a visita, na parte da tarde, o grupo foi conhecer a Loja Agropecuária, o Posto de Combustíveis de Marechal Rondon e o Supermercado da Avenida Maripá. Também visitaram duas propriedades de associados da Copagril, de Helio Notter e Darci Vogt, onde observaram como é desenvolvida a atividade leiteira, fizeram perguntas e aprenderam sobre as culturas de grãos na região. Segundo o síndico (conselheiro fiscal) da Union de Posse, Mauricio Ricciardi, eles têm projeção de implantar a diversificação nas propriedades, por isso estão realizando visitações. “É um exemplo muito bom para nós, que podemos implantar em nossas propriedades”, destacou.
Integração - “O que chamou atenção foi a integração do produtor à cooperativa, fazendo com que tenham melhor qualidade de vida", avaliou Mauricio. Outro ponto destacado por ele é o envolvimento de toda a família na propriedade e a fidelidade do associado com a cooperativa. Os argentinos também constataram que há coerência entre todos na Copagril, desde o presidente, que na visão deles é um grande líder, até o cooperado, e todos têm responsabilidades bem claras. “É uma cooperativa muito organizada e com pessoas receptivas", finalizou o conselheiro.
Fonte: Imprensa Copagril
◄ Leia outras notícias