Publicado em: 05/08/2014 às 09:20hs
Atendendo a um antigo anseio dos cooperados, a Copagra inaugurou, no último dia 17 de julho, uma nova Unidade de Recebimento e Armazenagem de Grãos no município de Querência do Norte, que começou a ser implantada em 2012. Ela é composta por três silos com capacidade total de 9000 toneladas; duas moegas com capacidade total de 2000 toneladas e um secador com capacidade para 60 toneladas/hora. Ao todo, foram investidos R$ 3,3 milhões no empreendimento.
Presenças - Estiveram presentes na solenidade de inauguração da nova unidade, o diretor-presidente da Copagra, Jonas Keiti Kondo; o diretor vice-presidente da Copagra, Oswaldo Zanqueta; o diretor-secretário da Copagra, Ricardo Mendes dos Santos; o prefeito de Querência do Norte, Carlos Benvenutti; o vice-prefeito, Valdir Saran; o presidente da Câmara de Vereadores de Querência do Norte, Juscelino Gonçalves; o presidente da Associação Comercial de Querência do Norte, Eli Jesiel de Assis; o presidente do Sindicato Patronal de Querência do Norte, Denílson Aita; o chefe regional do IAP, Mauro Braga; o presidente da Associação de Arrozeiros de Querência do Norte, Kleber Canassa; membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, gerentes de Divisão, de Unidades Operacionais e de Departamentos, encarregados de unidades de auto postos, colaboradores e cooperados da Copagra; representantes da Agroceres, da Seguradora A7 Seguros, de instituições financeiras de Querência do Norte, da Timac Agro, da Emater, da Kepler Weber e demais empresas locais.
Evento - O evento teve início com a participação do padre Gilney, que deu sua benção ao novo empreendimento da cooperativa. Em seguida, o gerente da unidade da Copagra de Querência do Norte, Vilson Ferrari, agradeceu a presença de todos e falou sobre o aumento da capacidade de recebimento que a Copagra passa a ter no município com a implantação da nova unidade. “Todo esse investimento foi feito visando dar mais agilidade no recebimento da produção dos nossos cooperados”, frisou Ferrari. Em seguida, o prefeito municipal parabenizou a Copagra pela nova conquista e falou sobre a importância da cooperativa para o desenvolvimento do município, por gerar renda e empregos na região.
Discurso – Em seu discurso, o diretor-presidente da Copagra, Jonas Keiti Kondo, lembrou dos dizeres de Franklin Roosevelt: “os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje”. “ É por isso que a Copagra não pode se prender a hesitações ou dúvidas. Ela deve realizar o que é preciso e fazê-lo sempre de forma firme e reta. Os cooperados há muito reivindicavam novos silos para que a cooperativa pudesse atender a demanda da região. E ela não se fez de rogada, ela concretizou o sonho e entrega hoje esse empreendimento”, afirmou.
Defasagem - Ainda de acordo com ele, com a nova unidade, a cooperativa busca recuperar a defasagem de estrutura, aumentar a capacidade estática e melhorar a comercialização de grãos. “E nós estamos alcançando isso porque aqui nós temos uma gente batalhadora, honesta, íntegra, que conosco trabalha; que confia e se empenha em fidelizar a cooperativa com a entrega da produção, com a compra de produtos e com isto facilita o crescimento da cooperativa, conseguindo que esta possa ser mais competitiva, atendendo de forma equilibrada seu cooperado”, completou.
Expectativa - Para o gerente comercial da Copagra, Everson de Souza, Querência do Norte é o município da área de ação da cooperativa que despontou para a produção de grãos, soja, milho e arroz irrigado. “Com essa nova estrutura, mais a existente, pretendemos fechar o ano de 2014 com o recebimento de aproximadamente 60.000 toneladas de grãos”, frisou Everson.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Copagra
◄ Leia outras notícias