Outros

Congresso de Fertilizantes promove o aumento da produção de alimentos de forma sustentável

2º Congresso Brasileiro de Fertilizantes da ANDA acontecerá dia 27 de agosto em São Paulo e reunirá as principais lideranças da cadeia do agronegócio


Publicado em: 21/08/2012 às 08:30hs

Congresso de Fertilizantes promove o aumento da produção de alimentos de forma sustentável

Com o tema “Raízes para o Crescimento”, cujo objetivo principal é aumentar a consciência e compartilhar conhecimento sobre o papel vital dos fertilizantes na agricultura mundial, a Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos promove, no dia 27 de agosto, em São Paulo, o 2º Congresso Brasileiro de Fertilizantes. Com o evento, a entidade se junta a uma rede mundial da indústria de fertilizantes composta pela International Fertilizer Industry Association (IFA), Fertilizers Europe, The Fertilizer Institute e a Canadian Fertilizer Institute (CFI), para estimular o diálogo e fomentar a colaboração entre produtores agrícolas, líderes ambientalistas, agrônomos, cientistas e vários níveis de governos.
 
Todo esse esforço tem como intenção apoiar e intensificar a agricultura sustentável, mantendo os agricultores informados e capacitados com treinamento, de forma a ampliar o leque de escolhas disponíveis para que possam responder às condições únicas de cultivo em suas regiões. Os organizadores do evento salientam que atualmente, os fertilizantes são responsáveis por aproximadamente 50% dos alimentos cultivados ao redor do mundo, alimentando bilhões de pessoas. “Os fertilizantes ajudam os agricultores a manter solos saudáveis e férteis,  proporcionando os nutrientes que precisam de maneira sustentável”, diz David Roquetti Filho, diretor-executivo da Anda.
 
O dirigente acrescenta que os fertilizantes tendem a ganhar um papel ainda mais relevante no mundo, uma vez que especialistas avaliam que a maior parte do aumento na demanda por alimentos que se projeta para o futuro terá de vir do crescimento da produção em terras agrícolas já existentes. Estimativas compiladas pela IFA – International Fertilezer Industry Association indicam que nos próximos 50 anos, a agricultura mundial terá de produzir mais que a soma de todo alimento cultivado nos últimos 10 mil anos.
 
Ou seja, será necessário ampliar e muito a produtividade para não ter de ampliar a área plantada. Além de assegurar os ganhos de produtividade necessários em termos mundiais, os fertilizantes ajudam ainda os produtores agrícolas a manter solos saudáveis e férteis, proporcionando os nutrientes necessários a um custo viável. Durante o Congresso da Anda estará também em discussão a necessidade de se utilizar o fertilizante correto para cada cultura, na hora certa e na quantidade certa para reduzir o impacto ambiental da agricultura. Também se enfatizará a importância de se aliar todas essas precauções com técnicas preventivas como rotação de cultivos e a gestão efetiva de água.
 
Toda essa discussão, assim como cenários futuros serão projetados por um seleto grupo de especialistas, durante o Congresso da Anda, que prevê contar também com as participações da secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi; de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); e de João Sampaio, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), entre outras lideranças do agronegócio brasileiro.
 
O evento está dividido em quatro painéis. No primeiro, que recebe o nome do evento “Raízes para o Crescimento”, fala Luc Maene, diretor geral da IFA, a mais importante entidade do setor de fertilizantes no mundo. Ele falará sobre Raízes Para o Crescimento com o decisivo papel dos fertilizantes para a agricultura moderna e o abastecimento de alimentos de que tanto o mundo necessita.
 
Do segundo painel, sob o título “Investimentos”, participarão: José Emilio Nico, gerente geral de Marketing da Vale Fertilizantes; Luiz Eduardo Valente Moreira, gerente executivo de Gás, Química e Liquefação da Petrobras; Marcos Antonio Stelzer diretor comercial e de estratégia da Copebrás; Roberto Busato Belger, presidente da MBAC Fertilizer; e Rodolfo Galvani Júnior, presidente do Conselho de Administração da Galvani.
 
Na parte da tarde, durante o painel 3, que tratará das “Perspectivas para a Agropecuária Brasileira para os Próximos 5 anos (2012-2017)” o palestrante será o consultor André Pessoa, sócio diretor da Agroconsult Consultoria e Projeto e um dos maiores especialistas em agronegócio do País. Por fim, o 2º Congresso da Anda promove o painel “Oferta e Demanda Global de Fertilizantes nos Próximos 5 anos (2012-2017)”, que será conduzido por Magnus Berge, editor do CRU Fertilizer Week and Phosphates Senior Market Editor. O evento ainda prevê uma homenagem especial a Luc Maene e Mario Alves Barbosa Neto.
 
Outras informações sobre o 2º Congresso Brasileiro de Fertilizantes da Anda podem ser obtidas pelo e-mail cbfer@wenter.com.br ou no telefone (11) 3854-8060.

Fonte: Mecânica de Comunicação

◄ Leia outras notícias