Publicado em: 23/05/2013 às 14:20hs
O plano de expansão prevê investimentos expressivos em várias unidades até 2015. Para atingir as metas, será necessário aplicar aproximadamente R$ 10 milhões na construção de novos silos, secadores, depósitos, mercados, balanças, entre outros, contemplando tanto a unidade central quanto algumas unidades instaladas na região de atuação da Coagro, cuja sede fica em Capanema, no Sudoeste do Estado. Neste primeiro momento, serão construídos quatro novos silos com capacidade de 50 mil sacas, abrangendo Capanema, São Luiz, Santo Antônio do Sudoeste e Conciolândia.
Secadores - As unidades de São Luiz e Bela Vista da Caroba receberão dois novos secadores com capacidade de 60 toneladas por hora. Parte de recursos também foi destinada à aquisição de novas balanças que serão instaladas na Coagro central e na unidade de São Luiz. De acordo com a direção da cooperativa, esses investimentos são necessários para garantir ao associado que os produtos confiados à cooperativa estão armazenados de forma adequada, com total segurança e confiabilidade. A safra 2012/2013 bateu recorde de produção, sendo que milhares e milhares de sacas de produtos foram entregues diariamente na Coagro, com isso, detectou-se a necessidade de investir em infraestrutura de armazenagem em mais de 200 mil sacas.
Análise - Sebaldo Waclawovsky, Diretor Presidente da Coagro, afirmou que essa definição aconteceu após análise de onde está esse montante de produção e o destino da mesma. Explicou que a produção de milho, por exemplo, é destinada para a fábrica de rações/Capanema, para empresa Carminati em Santo Antônio do Sudoeste e BRF de Dois Vizinhos. A produção de soja segue para o Porto de Paranaguá, Ponta Grossa e Dois Vizinhos. A produção de trigo é comercializada no estado de Santa Catarina e em Curitiba.
Produção de grãos - De acordo com Waclawovsky, a região de atuação da cooperativa se destaca em produção de grãos, sendo que a Coagro recebeu somente em 2013, exatos 1.023.971 sacas de soja entre todas as unidades, deste montante, 40% da produção foram entregues na Coagro Capanema. Outra cultura que apresentou bons resultados foi a safra de milho com 449.102 sacas, também confiada às unidades Coagro, sendo que 54% foram entregues na unidade de Capanema.
Trigo - Em relação à cultura de trigo a Coagro também recebeu 320.796 sacas do cereal. Com isso, foi contabilizado um total de 1.973.629 sacas, entre as três culturas entregues na Coagro em 2012/13. Para aumentar a capacidade da cooperativa em diferentes setores, além dos investimentos em infraestruturas, serão investidos recursos para construir um depósito de insumos de 600m2 na localidade de Alto Faraday, depósitos de insumos de 500m2, em Centro Novo, depósito de agrotóxico 400m2, em Capanema, novo centro distribuidor em Capanema, captação de pó, em Planalto, mercado de 600m2 e ampliação do depósito 150m2, em Bela Vista da Caroba, devido a grande demanda de insumos, secador e máquinas 60t/h para Pérola D`Oeste, 01 poço artesiano e 01 silo de leite de 75 mil litros no Laticínios Capanema. A projeção por parte da cooperativa em reestruturar as unidades ate 2015, exigindo investimentos de R$9.890.000,00 para atingir a meta estabelecida.
Fonte: Imprensa Coagro
◄ Leia outras notícias