Outros

Cerco às salgadeiras com couros clandestinos no Estado da Bahia

Fazendo parte de uma estratégia lançada no final do ano de 2011, na intenção de estabelecer maior controle sanitário dos produtos e subprodutos de origem animal que circulam no Estado e principalmente coibir um dos comércios que contribuem para existência dos abates clandestinos


Publicado em: 23/07/2012 às 07:30hs

Cerco às salgadeiras com couros clandestinos no Estado da Bahia

Na última quarta-feira (18 de julho) a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), através de seu escritório de Vitória da Conquista, realizou a apreensão de 600 peças de couro proveniente de abate clandestino.

O foco da estratégia lançada no ano passado pela ADAB, SEAGRI, MAPA, SEFAZ com apoio das indústrias frigoríficas é para desenvolver ações que venham a coibir abusos e ilegalidades com relação ao comércio de carne e subprodutos. No tocante ao setor de couro, a intenção é  regularizar a atividade das salgadeiras, e acompanhar a emissão dos Cisa- certificados de inspeção sanitária que acompanham os couros e atestam se os mesmos, provem de matadouros inspecionados.

A operação deflagrada em Vitoria da Conquista obteve êxitos na intenção de tirar de circulação couros com origem clandestina estocados em salgadeiras.

Segundo a ADAB, a salgadeira (estabelecimento que realiza a salga, estocagem e comercialização de couros e peles) já havia sido notificada em relação à conduta ilegal de comercialização de couros e peles sem que sejam provenientes de matadouros frigoríficos com inspeção veterinária oficial e que as fiscalizações continuaram dentro do propósito de salvaguardar as possíveis doenças que podem ser veiculadas no rebanho estadual por produtos clandestinos que não passaram por inspeção sanitária.

A apreensão de couro clandestino contribui sobremaneira para coibir o abate clandestino de bovinos, pois a comercialização de couro clandestino é historicamente um dos maiores meios fomentadores e de incentivo financeiro à continuidade da prática ilegal do abate clandestino.

Assista a matéria veiculada no BATV/SUDOESTE


 
Fonte: blogdaresenhageral / BATV-Sudoeste /ADAB / SEAGRI

Fonte: ACONTECEU NORDESTE

◄ Leia outras notícias