Publicado em: 08/11/2013 às 17:30hs
A Bunge Brasil foi eleita pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2013 a empresa mais sustentável no setor do agronegócio. Uma das mais respeitadas publicações sobre sustentabilidade, o Guia chega à 14º edição e, pela primeira vez, premia as empresas por setor de atuação. Este é o quinto ano consecutivo que a Bunge é destaque na premiação. No total, 184 empresas concorreram, em categorias que envolvem 20 setores do mercado e sete indicadores-chave de sustentabilidade.
A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quarta-feira, 6 de novembro, em São Paulo. O objetivo da publicação é reconhecer e estimular modelos inovadores no ambiente de negócios que favoreçam práticas socioambientais. A metodologia aplicada na pesquisa foi desenvolvida pelo Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas e avalia as práticas ambiental, social e econômica das empresas.
Segundo a publicação, um dos destaques da Bunge Brasil é a atuação no setor de biocombustíveis. Em março deste ano, a empresa inaugurou sua primeira fábrica de biodiesel no Brasil, localizada em Nova Mutum/MT. A adição desse combustível renovável ao diesel de petróleo reduz a emissão de gases de efeito estufa. Com investimentos da ordem de R$ 60 milhões, a nova unidade tem capacidade para produzir cerca de 150 mil m³ de biodiesel por ano, e atende à demanda crescente por esse combustível, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil.
Atualmente, esta unidade de biodiesel adquire aproximadamente 150 mil toneladas de oleaginosas provenientes da agricultura familiar. Cerca de 10 mil agricultores fornecem o produto por meio de 15 cooperativas agrícolas, localizadas na região Sul e Centro-Oeste do país. Por essa razão, a Bunge Brasil conquistou o Selo Combustível Social que é concedido sob rígidas normas de regulamentação do Governo Federal. Para o Governo, esse Selo faz parte de um conjunto de medidas específicas para estimular a inclusão social na agricultura junto com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Para a Bunge, ele é o passaporte para a participação competitiva da empresa nos leilões de biodiesel.
“Valorizar a agricultura familiar e o produtor local faz parte da política da Bunge em todas as suas frentes de atuação no agronegócio. No caso do biodiesel, o programa prevê suporte técnico e a valorização de boas práticas agrícolas, de modo que toda a originação siga o mesmo rigor e critério que adotamos em nossas operações”, afirma Martus Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação & Sustentabilidade da Bunge Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Bunge Brasil
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