Publicado em: 08/03/2013 às 17:30hs
Durante os últimos dias 25 a 28 de fevereiro, o projeto Brazilian Fruit, desenvolvido pelo Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), esteve em Dubai, nos Emirados Árabes, participando da Gulfood, a mais influente feira mundial de negócios para a indústria de alimentos e bebidas no Oriente Médio.
Este ano, o evento apresentou um crescimento no número de empresas expositoras e visitantes. Para as empresas participantes do estande Brazilian Fruit os resultados também foram positivos, o valor de negócios realizados foi de US$ 8,5 milhões em negócios durante a feira, 30% a mais do que na edição de 2012. Para os próximos 12 meses, há expectativa de que sejam fechados mais US$ 36 milhões devido aos contatos realizados.
Sabores exóticos
Empresas Amazon Health e Brasphil degustaram o açaí no estande do Brazilian Fruit, e a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos – EBBA ofereceu suco de caju, entre outros produtos. Na opinião da gestora do projeto, Luciana Pacheco, “é importante apresentarmos sabores únicos do Brasil em uma feira como esta onde há a concorrência de muitos outros países. O açaí foi um sucesso, chamou atenção com seu sabor diferente, os visitantes do estande gostaram bastante. Já o suco de caju foi uma surpresa para os visitantes, pois a castanha de caju é muito consumida na região, mas a grande maioria não imaginava que o fruto poderia ser consumido como suco.”.
Sabores do Brasil
Segundo a organização da feira, a previsão é que a demanda por alimentos nos países do Golfo cresça 100% até 2020, devido ao crescimento da população, alta renda per capita e incremento no número de turistas. De olho neste mercado, além das frutas outros setores de alimentos e bebidas do Brasil estiveram presentes.
Além disso, o Brasil foi homenageado como país parceiro da Gulfood e teve a oportunidade de mostrar a diversidade dos produtos brasileiros. Ao todo, 45 empresas brasileiras participaram do evento em um pavilhão organizado pela parceria entre a Apex-Brasil, o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e mais cinco entidades setoriais, entre elas União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (Anib), Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Sobre o Brazilian Fruit
Criado em 1998, o Brazilian Fruit é um projeto desenvolvido pelo Ibraf em parceria com Apex-Brasil para promover e divulgar a qualidade e a diversidade da produção brasileira de frutas no exterior e posicionar o Brasil como grande e rotineiro supridor mundial de frutas frescas e processadas. A marca Brazilian Fruit é sinônimo de qualidade, excelência, profissionalismo, consistência, seriedade e confiabilidade. Atualmente, o projeto promove mais de 30 tipos de frutas in natura, além de diferentes frutas processadas.
Sobre o Ibraf
O Ibraf é uma organização privada sem fins lucrativos, fundada em 1989, por lideranças do setor frutícola, com a missão de promover o crescimento organizado do setor, desenvolvendo ações efetivas para produtores de frutas, agroindústrias de processamento, fornecedores de produtos, fornecedores de serviços, entre outros, ou seja, toda a cadeia frutícola. Possui hoje 114 associados de todas as regiões do Brasil.
Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil tem a missão de promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil. Instância de formulação estratégica é uma agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Atualmente, mais de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Por meio de parceria com entidades setoriais, são realizadas amplas ações de promoção comercial, como missões empresariais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros ao Brasil, entre outras.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação IBRAF
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