Outros

Autoridades e empresários debatem soluções do setor no 3º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos

Evento promovido pelo LIDE em Goiânia, teve o objetivo de propor ações relativas à qualidade, produção e agregação de valor na cadeia produtiva dos alimentos


Publicado em: 14/04/2015 às 07:30hs

Autoridades e empresários debatem soluções do setor no 3º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos

Diferenças tributárias entre os estados, distorção de imagem sobre produtos industrializados, escaladas tarifárias e a aplicação de tecnologia ao processo foram alguns dos temas debatidos na terceira edição do Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresarial, presidido pelo empresário João Doria Jr., e pelo LIDE Agronegócios, liderado pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O evento reuniu mais de 300 participantes no Hotel Mercure, em Goiânia (GO), nesta sexta-feira (10).

Com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, o evento também propôs alternativas para equacionar os problemas do setor, com a edição da Carta de Goiânia. “A casa cheia demonstra o comprometimento com a indústria de alimentos e o quanto este Fórum é representativo. Enquanto o Brasil atravessou um déficit, no ano passado, este segmento registrou faturamento de R$ 529,6 bilhões”, disse Perillo, após os agradecimentos ao empresário João Doria Jr. por ter incluído o estado de Goiás entre os anfitriões dos eventos do Grupo.

Nesta edição, o Fórum teve por foco aspectos ligados à produção, qualidade, embalagem, agregação de valor, marketing e logística de alimentos. Participaram da abertura do evento, além do governador de Goiás e de João Doria Jr, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Edmundo Klotz, os ex-ministros Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente do LIDE INTERNACIONAL, além de André Rocha, presidente do SIFAEG – Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás.

Em sua apresentação, o presidente do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Luis Madi, ressaltou a distorção de imagem que existe entre os produtos industrializados como uma das causas de problemas como a obesidade. Para o executivo, a mudança de hábitos da população, com a falta de atividades físicas no cotidiano é o principal vilão do ganho de peso. “Estamos comendo a mesma quantidade de alimento e não gastamos a energia. Algumas ONGs chegam a colocar milhões de reais em ações contra o consumo de alimentos processados e isso precisa mudar”, criticou.

Sobre “O Desafio de Agregar Valor”, o vice-presidente de Relações com Investidores, Comunicação e Sustentabilidade da Bunge, Marcus Tavares, levantou a questão tributária como um dos maiores entraves para o processo de agregação de valor às exportações de commodities e defendeu a aplicação de accountability, ou prestação de contas, durante as negociações com o mercado internacional.

Já o presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), Daniel Baptistella, falou sobre o “Marketing dos Alimentos” e citou as campanhas de comunicação de empresas como a JBS - com as ações comerciais da marca Friboi - como ferramentas que auxiliam na geração de credibilidade para toda a cadeia produtiva. “O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de fruta, entretanto, exportamos pouco e não temos uma marca forte. Também há espaço muito importante para se criar valor até nos produtos básicos”, acrescentou o ex-ministro Furlan.

Após o encerramento dos debates nos painéis, foram entregues os Prêmios ABIA-LIDE, cerimônia que contou com a presença dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e homenageou empresas de destaque no campo da Alimentação, nas categorias Desenvolvimento de Canais de Distribuição; Eficiência em Comunicação e Marketing; Inovação em Produtos; e Melhores Práticas da Produção. Foi concedida ainda homenagem especial ao presidente da ABIA, Edmundo Klotz.

O 3º FÓRUM BRASILEIRO DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS contou com o apoio institucional da ABIA e da ABAG. Com iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e governo de Goiás, o evento teve o apoio da CARAMURU, JBS e SEBRAE. Colaboração da PIRACANJUBA e RECORD NEWS. ÁGUAS MARIZA, ECCAPLAN, F&Q, FORMAG´S, GRUPO COMPANHIA, MECÂNICA DA COMUNICAÇÃO e NEVADA foram os fornecedores oficiais. CBN GOIÂNIA, EXECUTIVA GOIÂNIA, GRUPO JAIME CAMARA, PR NEWSWIRE, REVISTA LIDE, TV ANHANGUERA e TV LIDE são mídia partners.

Fonte: Mecânica de Comunicação

◄ Leia outras notícias
/* */ --