Nutrição Animal

Inovação no setor: Kemin lança no Brasil único beta-glucano nas Américas oriundo de alga

Na produção animal existem diversos fatores estressantes que ativam o sistema imunológico


Publicado em: 10/05/2022 às 14:50hs

Inovação no setor: Kemin lança no Brasil único beta-glucano nas Américas oriundo de alga

Quando os animais são jovens, esse sistema ainda não está totalmente desenvolvido, o que os deixam suscetíveis a doenças e o corpo combatendo doenças gasta menos energia para crescer e se desenvolver. Aumentar a imunidade é, portanto, benéfico para o crescimento e tem um impacto positivo sobre o desempenho, melhorando a capacidade de ganho de peso, melhorando a conversão alimentar e reduzindo a probabilidade de disseminação de doenças e implicações do estresse.

Os beta-glucanos são uma classe de moléculas amplamente estudadas e comumente encontradas na natureza como parte da parede de leveduras e em algumas bactérias e algas, por exemplo. Diversos estudos comprovam sua capacidade de aumento da imunidade protetora em humanos e animais. Para atuar em benefício do sistema imune, na hora e na medida certas, a Kemin® Industries lançou um novo produto no Brasil, o AletaTM.

“O Aleta vem para complementar a plataforma de Intestinal Health. É o único beta-glucano do mercado nas Américas oriundo de alga. Essa alga, a Euglena Gracilis, e seu processo produtivo são patenteados pela Kemin®. O processo de secagem para seu uso dá origem a um aditivo com alta concentração (+50%) de beta-glucanos, sendo mais de 90% deles de cadeia 1,3, que são muito mais efetivos”, explica Gisele Neri, do marketing da Kemin. 

O lançamento do produto aconteceu na última terça-feira e contou com a presença de alguns clientes convidados. Almiro Bauermann, da Frísia Cooperativa Agroindustrial, e Antônio Carlos da Silva, da Agropecuária AC, destacaram a forte presença da Kemin quando se fala em soluções tecnológicas de ponta no mercado de nutrição animal e aditivos.

Bauermann destacou que os produtos da empresa trazem soluções para os desafios tanto na questão de fábrica, quanto na produção animal. “Então ela fecha o ciclo para nós. Esse novo produto é diferente do que o que a gente já conhecia para esse objetivo. O foco é produzir cada vez com menos intervenções de antibióticos e o Aleta vem para somar, pois vai preparar o sistema imunológico do animal para os desafios que venham a aparecer durante o processo”.

Antônio Carlos da Silva destacou que trazer o cliente para dentro das instalações fortifica o relacionamento e traz mais segurança, pois é possível visualizar de maneira macro o contexto em que ele está inserido dentro de todo sistema de produção, as garantias de qualidade e sustentabilidade do produto, o que hoje é um ponto decisivo nas decisões comerciais e técnicas de mercado.

“Nossa expectativa é boa. Eu fiz um estudo mais aprofundado de toda a pesquisa que se chegou no produto e agora vamos ver na prática os resultados apresentados que foram obtidos em laboratório”, disse Silva. 

O evento de lançamento contou com dois momentos, uma visita à fábrica e laboratórios da Kemin e uma palestra do médico veterinário e professor da UFPR, Luis Caron, sobre imunonutrição. Ele destacou que é importante analisar cada produção para indicar qual a melhor fase para a complementação alimentar e indicou diversos estudos com resultados positivos como, por exemplo, em suínos, matrizes em pré-lactação e lactação, leitões lactentes e no pós-desmame

“O posicionamento dessas diferentes ferramentas hoje leva em conta a compreensão dos mecanismos de ação de cada tipo de produto pra saber em que fase da vida a gente quer esse ganho, quanto mais precoce melhor, e que a gente consiga com isso ter efetividade, ter viabilidade no uso e o custo-benefício adequado também”, explica Caron.

O professor também comentou a importância de estudos e novos produtos como os da Kemin, além da inovação para os produtores. “A inovação às vezes vem com novos produtos, às vezes com novos processos e o resultado final disso é uma facilidade, uma agilidade para implantação de novas estratégias”, finaliza o professor. 

Fonte: KEMIN INDUSTRIES

◄ Leia outras notícias